1
resposta

Resumo da apresentação

  1. Jogo Pong e Guilherme Lima:

    • Pong foi um dos primeiros jogos eletrônicos e simula um jogo de tênis de mesa.
    • Desenvolvido por Atari e lançado em 1972, Pong se tornou um marco na história dos videogames.
    • Guilherme Lima é o instrutor do curso e está ensinando a desenvolver o jogo Pong.
  2. Origem do Setor de Games:

    • Pong é frequentemente considerado o jogo que deu início à indústria de videogames.
    • Seu sucesso impulsionou o interesse e o desenvolvimento de mais jogos eletrônicos.
  3. Mecânica do Jogo Original:

    • O jogo original Pong possuía raquetes simuladas por traços, uma bolinha e um tracejado no centro representando a "quadra".
    • A pontuação era exibida no topo da tela, aumentando sempre que uma raquete não conseguia retornar a bolinha.
  4. Desenvolvimento do Jogo no Curso:

    • O curso visa aprimorar e modernizar o Pong original, tornando-o mais dinâmico e ágil.
    • Será utilizado Scratch, uma linguagem visual para programação, para criar as raquetes, lógica e efeitos do jogo.
    • Movimentação das raquetes será controlada pelas setas do teclado.
    • Som e efeitos visuais serão adicionados para uma experiência mais envolvente.
  5. Uso de Linguagens de Programação:

    • Além do desenvolvimento inicial em Scratch, o curso também ensinará a recriar o jogo usando JavaScript, outra linguagem de programação.
    • Isso demonstrará como a mesma ideia pode ser implementada em diferentes linguagens, ampliando a compreensão das técnicas de programação.
  6. Desafio e Aprendizado:

    • O curso é um desafio para recriar um jogo clássico, proporcionando uma compreensão prática da lógica de programação.
    • Os participantes aprenderão a desenvolver o mesmo jogo usando duas linguagens distintas, ampliando suas habilidades.
  7. Importância Cultural e Educativa:

    • A recriação do Pong permite aos alunos experimentar um pedaço da história dos jogos eletrônicos e entender como os princípios básicos podem evoluir com o tempo.
    • Aprender duas linguagens de programação diferentes contribui para uma base mais sólida em programação.

Não tinha necessidade de ser feito, mas fiz.

1 resposta

Olá, Mariana! Como você está?

Suas anotações ficaram ótimas! Muito obrigada por compartilhar aqui no fórum, tenho certeza que pode ajudar outros alunos com dúvidas!

Além disso, anotar e fazer um resumo é uma ótima forma de fixar o conteúdo visto, continue firme nos estudos!

Desejo uma ótima semana, qualquer dúvida, estamos à disposição.

Bons estudos!