Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Resumo: As áreas que compõe a UX e a falta de atenção do mercado para o Sound Design.

Arquitetura da Informação (AI): É como organizar a informação para uma fácil compreensão do usuário. Como por exemplo: escolher quais informações estarão em destaque na web/app, quais opções mais relevantes ficarão no menu, etc.

Interface do Usuário (UI): É toda a parte visual que vai permitir a interação do usuário com o produto/serviço. Por isso a importância de uma interface interessante, com visual além de bonito, que proporcione fluidez ao interagir. Que seja agradável aos sentidos, harmônico. O Desing Responsivo entre aqui também?

Design de Interação: Pode ser considerado parte da UI, já que a interação com algo é feita através de uma interface. Podendo ser uma interface de voz, uma interface gráfica, um chatbot, feedback sonoro/visual, etc.

Conteúdo: É a área responsável pelo conteúdo escrito. Dentro do Content podemos ter o UX Wrinting, o Copywriting e o Content Writing.

Sound Design: O sound designer é responsável, acima de tudo, criar uma identidade sonora para uma marca/produto/serviço, que o usuário vai passar a se relacionar também pela audição, já que é um dos nossos sentidos e toda a experiência do usuário percorre todos os sentidos. Um exemplo é a identificação da audiência com a Netflix através do efeito sonoro de abertura da app ou conteúdo. O efeito sonoro da Netflix ficou tão enraizado no imaginário do usuário que a empresa criou até mesmo um evento com o nome Tudum, uma onomatopeia do seu sound branding, que anuncia os lançamentos da plataforma de streaming. Um sound branding famoso para quem viveu a era de ouro dos videgames é o da Sega, afinal, quem não lembra daquele "Seeegaaaa" antes de dar start no Sonic?

1 resposta
solução!

Oi, Carlos, tudo bem?

Você descreveu muito bem cada uma dessas áreas de UX

Realmente o Sound Design é muito importante e é um ótimo aliado para gerar conexão entre marca e cliente, o exemplo da Netflix é o que mais vejo atualmente