Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Resultados do trace route

Alguém poderia me explicar o porquê de 3 tempos diferentes serem apresentados no trace route? Não entendi muito bem pela aula. Obrigado.

4 respostas

Olá Rafael, tudo bem?

O traceroute tem como objetivo mostrar a rota que nosso pacote (informação) está percorrendo na rede. Acontece que em redes de computadores não necessariamente o pacote seguinte vai ser transmitido na mesma rota que o pacote anterior, devido a alguns motivos, como por exemplo o link ter caído, etc.

Dessa forma, o traceroute encaminha 3 pacotes de informação em tempos diferentes, isso porque eu posso ter mais do que uma rota na qual meu pacote pode trafegar, por exemplo o primeiro pacote poderia passar por uma rota A, o segundo pacote por uma rota B e o terceiro por uma rota C(Como o exemplo que eu dei, em um dia eu posso seguir para a minha casa por uma rua, mas no dia seguinte posso seguir por uma outra rua porque a primeira rua pode estar interditada, etc. Na primeira linha da minha análise vimos que os 3 pacotes enviados em tempos diferentes passaram pela mesma rota, que no caso era a máquina com IP 192.168.1.1). Além disso, com esses 3 tempos podemos verificar também qual foi o tempo médio que nosso pacote levou para chegar até a próxima máquina, sendo dessa forma bastante importante para verificar problemas de RTT (Round Trip Time), quando por exemplo um dos pacotes está levando muito mais tempo do que os outros dois.

Consegui ajudar?

Abs

Primeiramente, muito obrigado pela resposta. Sim entendi melhor agora.

Apenas reforçando, então. No meu teste a primeira linha me trouxe tempos diferentes, ou seja, isso indica que ele usou rotas diferentes para cada pacote ou pode ser apenas uma oscilação?

solução!

Olá Rafael,

Os três tempos diferentes é normal justamente por conta dessas oscilações que podem ocorrer em um link. Se pegarmos por exemplo uma nálise:

... 3ms 2ms 2ms 192.168.1.1

Isso quer dizer que mandamos 3 pacotes em intervalos de tempos diferentes, o primeiro pacote levou 3ms para chegar até a máquina 192.168.1.1 e voltar até mim. O segundo e terceiro pacote demoraram 2ms para ir até a máquina 192.168.1.1 e voltar até mim. Ou seja, as três vezes que eu mandei a informação, sempre tive o retorno da mesma máquina (192.168.1.1) e o intervalo de tempo entre elas está próximo (não tenho uma variação por exemplo 180ms 1ms, 23ms) o que indica que provavelmente não há problemas sérios no link, não tive perda de informação. Por exemplo, se em uma dessas colunas eu tivesse um * quer dizer que aquele pacote se perdeu, isso poderia ser um problema no meu link ou uma outra rota que meu pacote tomou por algum problema ocasionado (link caiu, máquina parou de funcionar, roteamento configurado de forma errada, etc).

Espero ter ajudado!

Abs

Perfeito, Rafael. Muito obrigado pelo apoio. Abraço!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software