Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Resultado pós clipping mask

Esse foi o resultado que alcancei após aplicar a clipping mask : https://imgur.com/ny3PFfS

O que eu posso fazer para melhorar e não deixar essa linha avulsa do lado de fora do quadrado?

PS: tentei refazer várias vezes e nessa tentativa consegui deixar apenas um caminho solto do lado de fora das outras vezes ficaram outros.

5 respostas
solução!

Bom dia Roddrigo, tudo bem 8D

O clipping mask está perfeitamente dentro do quadro =).

Com relação a linha avulsa, ela está dentro do clipping mask?

Caso sim faça o seguinte:

Quando você cria um clipping mask o objeto se torna um "CLIP GROUP", ou seja, suas propriedades na barra de ferramentas mudam.

Sabendo disto o que você pode fazer, ao selecionar o objeto em clipping mask la em cima as primeiras propriedades serão quadrado com quatro pontinhos nas suas pontas e o outro sera um circulo com uns pontinhos nos centros.

Essas propriedades permitem você editar o clipping mask sem desfazer a mascara ok, então você pode

- Selecionar a primeira propriedade (o quadrado com os pontos) e editar o formato da sua mascara, melhorando um pouco suas dimensões para não aparecer aquela linha avulsa.

- Selecionar a segunda propriedade (o circulos com so pontos) e editar os objetos dentro da mascara, assim ajustando levemente os objetos para não vazar o clipping mask. 

No seu caso eu acho que você consegue apenas selecionar esta linha com a direct selection e apaga-la ^^

Espero que isto ajue, e se aina tiver problema com a propriedade pergunte aqui novamente ok.

Um abraço e bons estudos

A linha avulsa não está dentro do clipping mask. Creio que ela seja uma das linhas que, ao ser criada para fechar o arco acabou sobrando e ficando de fora. Tanto que ao passar o mouse por cima dela aparece o nome "PATH". Consigo sim excluí-la manualmente mas como isso não aconteceu no vídeo do professor eu gostaria de saber oq estou fazendo de errado. Será que cometi algum equívoco ao dar Join na parte inferior do trabalho e isso ocasionou o erro???

Acredito que não era pra você conseguir da delete nela de forma solta, você agrupou todos os arcos que utilizou antes de fazer o clliping mask? caso contrario ele vai entender de forma diferente e poderá não apagar um devida parte acredito eu!

Eu acredito que tenha acontecido o seguinte. No momento que você criou a linha para fazer o join, você sem querer criou duas linhas, e como ambas eram vermelhas e uma estava acima da outra você não viu.

Fez o join normalmente e quando fez o cliping mask você selecionou o objeto maior, e por isso aquela linha avulsa ficou fora do clipping.

Como os elementos sumiram ela acabou ficando visível, é bem comum criarmos elementos simples sem querer, tipo se em vez de você clicar segurar e arrastar você da só um clique abre uma tela e se você der ok você cria uma linha xD.

O mais provável que tenha acontecido é isto, eu nunca ouvi falar de corte de objeto a partir do clipping e pesquisando também nao achei nada disto.

Se você conseguir voltar com o CTRL + Z ou tirar o clipping mask para confirmar você deve conseguir achar esta linha solta mesmo antes de aplicar o efeito.

8D, um abraço.

Vou tentar refazer todo processo para ver se consigo evitar essa linha solta. Quando eu fui juntar a parte de baixo aparecia uma mensagem parecida com “To join you must select two endpoints…” acho que por isso ficou solto alguma parte, não sei. Mas é até bom refazer para ir praticando. Obrigado pelos esclarecimentos xD