4
respostas

Resultado não saiu conforme a aula

var vitorias = prompt ("Entre com o número de vitorias.");
var empates = prompt ("Entre com o número de empates.) ;

var pontos = vitórias * 3 + empates;
mostra(" Os pontos do seu time é " + pontos) :

Escrevi o código da seguinte maneira como mencionado a aula, contudo ao digitar 3 e 1 no prompt e ver o resultado não saiu conforme a aula e sim somente a palavra "frase" no teste final. Uma observação! Vejo que o prof não deu valores para vitória e nem empates, nesse caso como que o sistema vai adivinhar que o valor de vitória é 3 e de empates é 1? Sendo que o mesmo não informa isso? Gostaria de uma explicação mais clara a respeito.

4 respostas

Olá Denise, tudo certo?

Você esqueceu de fechas as aspas na segunda linha, por isso o código não funciona. você também declarou a variável 'vitorias' sem acento, mas chamou ela na variável pontos com acento, isso causará um erro. Também é importante sempre prestar atenção ao fechar as linhas com ponto e vírgula, na última linha você usou dois pontos. O correto seria:

var vitorias = prompt ("Entre com o número de vitorias.");
var empates = prompt ("Entre com o número de empates.") ;

var pontos = vitorias * 3 + empates;
mostra(" Os pontos do seu time é " + pontos) ;

Espero ter ajudado, bons estudos!

Denise, tudo bom. O Diego apontou alguns erros de sintaxe, comuns para que está aprendendo. Ainda tem um que você vai notar quando rodar o programa, o comando prompt vai pegar um valor texto do usuário. Para fazermos a conta com ele precisamos converter para inteiro com a função parserInt(). Segue o código, bons estudos.

<script type="text/javascript">
    function pulaLinha() {

document.write("<br>");
    document.write("<br>");
    }

function mostra(frase) {
        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

var vitorias = parseInt(prompt ("Entre com o número de vitorias."));

//Faltou aspas duplas no final
    var empates = parseInt(prompt ("Entre com o número de empates."));

//Tirar o acento de "vitórias"
    var pontos = vitorias * 3 + empates;

//Trocar o ":" por ";"
    mostra(" Os pontos do seu time é " + pontos);
</script>
var vitorias = prompt ("Entre com o numero de vitorias.");
var empates = prompt("Entre com o numero de empates.");
var ponto = vitorias * 3 + empates;
mostra("Os pontos do seu time é "  + pontos);

Pessoal, comigo não está funcionando! Se eu pudesse enviar o print da tela para mostrar exatamente como o professor fez e é exatamente como eu fiz, até refiz o último código que o Ronald enviou para ver se dava certo e, não deu! A única coisa que me aparece é "FRASE" no final do teste É claro que esse código a cima foi escrito com todas as regras de abre e fecha script e etc... Na aula o prof escreve esse codigo, depois vai no prompt, digita 3 no prompt e depois 1 dai aparece "Os pontos do seu time é 91". Contudo, eu fazendo isso, seguindo todo o tutorial no vídeo, o meu aparece "FRASE" O código esta escrito exatamente como mostra a aula, Esporadicamente, se desse certo, me surge outra duvida, como que o programa calcula 3*3 +1 sendo que a "VAR = VITORIAS" não recebeu o valor de 3? Eu entendo que o parseInt converte "3" string em numero 3 Mas cade o valor desse numero declarado na variavel?

Sorry, mas essa aula empacou aqui.

PS: Eu vou começar o meu primeiro semetres de ciencia da computação, foi por isso que optei pra fazer esse curso para ter uma base minima de entendimento antes que as aulas comecem, mas acredito que os "professores" poderiam explorar mais em explicações e exemplos de forma variados. Na ultima aula sobre VAR e RETURN o professor tentou dar um exemplo com moedor de carne???????? Desculpa, mas os exemplos sao pouquissimos explorados. Poderia ter mais exemplos com situações diferentes

Danielle, nessa parte "Na aula o prof escreve esse codigo, depois vai no prompt, digita 3 no prompt e depois 1 dai aparece "Os pontos do seu time é 91".", o erro é proposital. Depois ele explica pq o erro se dá e como corrigir ele.

O ideal seria você colocar todo o código aqui para vermos o que pode estar errado, não apenas essas últimas 4 linhas.

O var vitorias recebe o valor que você digitar no prompt. O valor não precisa estar declarado no código.

No começo realmente é um pouco mais complicado de se entender a lógica de programação. Mas c om o tempo e estudos você vai conseguir tirar de letra.