2
respostas

Resultado fora do limite pedido? Resposta alternativa ao gabarito

Bom dia, pessoal.

Acredito que entendi errado o conceito de LIMIT. Eu pensava que o LIMIT limitava explicitamente onde a query podia rodar, no caso, apenas nos registros 1 e 2 da tabela nesse exercício. Mas...

select * from aluno where email like '%.com' order by nome limit 0,2;

traz o resultado da linha 3. Logo, limit 0,2 significa a grosso modo "só estou preocupado com 2 registros do resultado". Fiz um teste aqui, e acredito que de acordo com o enunciado da questão, a melhor resposta seria

(select * from aluno where email like '%.com' limit 0,2) order by nome;

fazendo o uso dos parentes. Dessa forma acredito que a resposta está mais próxima do que foi pedido. O que acham?

2 respostas

Oi Glayderson, tudo bem ?

Ele pediu para fazermos o seguinte :Devolva os 2 primeiros alunos que o e-mail termine com ".com", ordenando por nome.

Estamos ordenando primeiramente e em seguida falamos que queremos apenas 2 resultados.

Olá, Matheus.

Devolva os 2 primeiros alunos que o e-mail termine com ".com", ordenando por nome

Então, não entendi bem o que vc quis dizer. Você está confirmando o que falei? Porque meu post é justamente para mostrar que ele pediu os dois primeiros alunos com e-mail terminado em .com (registro 1 e 2 da tabela), e em seguida, pediu para ordená-los por nome. É exatamente o que faço nessa query que deixo como sugestão de gabarito.

(select * from aluno where email like '%.com' limit 0,2) order by nome;

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software