este é como ficou o meu jogo de adivinhar o número
import random
from time import sleep
def jogar():
print('\033[33m*\033[m' * 60)
print('\033[31m{:*^60}\033[m'.format('-Bem vindo ao jogo de Adivinhação-'))
print('\033[33m*\033[m' * 60)
# criando variavei para definir o numero que será adivinhado
# numero_secreto = round(random.random() * 100)
numero_secreto = random.randrange(1, 101)
total_tentativas = 0
pontos = 1000
# essa parte foi para definir o nível de dificuldade da partida,
# onde foi definido que quanto mais dificil for a escolha o jopgador terá menos chance
print('Qual é o nível de dificuldade? ')
print(' [1] Facíl\n [2] Médion\n [3] Dificíl\n')
nivel = int(input("Defina um nível: \n"))
# este while foi criado para fazer com que o jogador digite um nível válido
while nivel < 1 or nivel > 3:
print("Nível Invalido!\n")
print("Escolha a dificuldade. \n")
print(' [1] Facíl\n [2] Médion\n [3] Dificíl\n')
nivel = int(input("Dificuldade: "))
if (nivel == 1):
total_tentativas = 20
elif (nivel == 2):
total_tentativas = 10
else:
total_tentativas = 5
# definindo um laço for para criar um loop onde serão aceitos um número x de tentativas
for rodada in range(1, total_tentativas + 1):
print('*' * 60)
print('Tentativa {} de {}'.format(rodada, total_tentativas))
chute = int(input('Insira o seu chute entre 1 e 100: \n'))
# criando uma condição para o usuario escolher um numero que esteja dentro da validade do jogo
if (chute < 1 or chute > 100):
print('Você deve digitar um número entre 1 e 100!')
continue
# importei da biblioteca time o sleep que faz uma pausa de tempo calculado so para
# fazer um drama na hora de mostrar o resultado
print('Pensando...')
sleep(2)
# exibindo o numero que o usuario chutou
print('Voce digitou o {}'.format(chute))
# criando as variaveis para fazer as comparações
acertou = chute == numero_secreto
chute_maior = chute > numero_secreto
chute_menor = chute < numero_secreto
# criando um if para mostrar se é False ou True a condição ou seja mostrar para o usuario se errou ou acertou
if (acertou):
print('Você acertou!pontuação atingida é {} pontos '.format(pontos))
break
else:
if (chute_maior):
print('Você errou! seu chute foi maior que o escolhido.')
elif (chute_menor):
print('Você errou! seu chute foi menor que o escolhido.')
# fazendo com que o jogo mostre uma pontuação para o jogador
pontos_perdidos = abs(numero_secreto - chute)
pontos = pontos - pontos_perdidos
# incrementando a variavel para a condição ssair do laço e não criar um loop infinito
rodada += 1
print(f'O número escolhido foi o {numero_secreto} ')
print('\033[33m*\033[m' * 60)
print('\033[33m{:*^60}\033[m'.format(' Game Over '))
print('\033[33m*\033[m' * 60)