Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Restringir pod apenas a um node

Boa noite, gostaria de saber se é possível criar um Deployment que gerencia os pods e atribui esses pods apenas em 1 node especifico?

3 respostas

Olá Samuel, tudo bem? Durante o curso é apresentado justamente essa abordagem, onde temos vários pods sendo executados no mesmo node, que no caso é o Minikube, que nos permite executar o Kubernetes localmente, executando um cluster de Kubernetes com um único nó.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

A minha dúvida é: eu tenho um cluster no GCP com 3 nós, porém eu tenho um deployment que precisa rodar em 1 nó especifico no curso eu não vi essa abordadem.

solução!

Agora entendi Samuel, porém eu desconheço alguma forma de vincular um deployment a um determinado nó, porém você pode fazer com que os pods só sejam executados em determinados "nós" do cluster, e para isso você precisará adicionar um rótulo para o "nó" em questão e depois setar a propriedade nodeSelector recebendo o rótulo do "nó", ficando assim:

spec:
  containers:
  - name: nginx
    image: nginx
    imagePullPolicy: IfNotPresent
  nodeSelector:
    disktype: ssd

Você pode ver como mais detalhes esse processo na documentação: Assign Pods to Nodes.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software