Boa noite, gostaria de saber se é possível criar um Deployment que gerencia os pods e atribui esses pods apenas em 1 node especifico?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite, gostaria de saber se é possível criar um Deployment que gerencia os pods e atribui esses pods apenas em 1 node especifico?
Olá Samuel, tudo bem? Durante o curso é apresentado justamente essa abordagem, onde temos vários pods sendo executados no mesmo node, que no caso é o Minikube, que nos permite executar o Kubernetes localmente, executando um cluster de Kubernetes com um único nó.
Espero ter esclarecido sua dúvida!
A minha dúvida é: eu tenho um cluster no GCP com 3 nós, porém eu tenho um deployment que precisa rodar em 1 nó especifico no curso eu não vi essa abordadem.
Agora entendi Samuel, porém eu desconheço alguma forma de vincular um deployment a um determinado nó, porém você pode fazer com que os pods só sejam executados em determinados "nós" do cluster, e para isso você precisará adicionar um rótulo para o "nó" em questão e depois setar a propriedade nodeSelector recebendo o rótulo do "nó", ficando assim:
spec:
containers:
- name: nginx
image: nginx
imagePullPolicy: IfNotPresent
nodeSelector:
disktype: ssdVocê pode ver como mais detalhes esse processo na documentação: Assign Pods to Nodes.
Espero ter ajudado!