1
resposta

REST em Monólito ou Partes

Bom dia Rodrigo, me tira uma dúvida sobre boas práticas, no caso, um exemplo fictício, vou montar um sistema de restaurante, nele tenho, entidades de garçons produtos, receitas, usuários, contas a pagar/receber, fornecedores, fabricantes, emissão de pedidos, contas e etc. A melhor prática para isso seria criar uma grande API Rest e só um único deploy, ou criar diferentes API, tipo, clientes, produtos, fornecedores, para poder dar deploy em cada uma separada e que no final das contas todas apontariam para o mesmo banco de dados?

1 resposta

Oi Sergio,

Aí seria uma discussão sobre monólito x microservices, que é algo bastante complexo, sendo que tem vantagens e desvantagens em cada uma das soluções.

Eu particularmente prefiro começar com um monólito, modularizando bem a aplicação para facilitar se um dia for necessário quebrar em microservices.

Mas isso é algo bastante pessoal e esse assunto é bastante complicado, sendo que tem muita discussão se é melhor já começar com microservices ou com um monólito tradicional mesmo :D

Bons estudos!