Compreensão Profunda da Decisão: Antes de qualquer comunicação, eu buscaria entender completamente os motivos por trás da decisão. Isso incluiria conversar com a liderança para coletar informações sobre as circunstâncias que levaram à mudança, como a transferência de Paulo ou a necessidade de cortes orçamentários.
Comunicação Clara e Direta: Com as informações em mãos, eu organizaria uma reunião com a equipe para comunicar a decisão. É essencial ser honesto e direto, explicando não apenas o que está acontecendo, mas também por que essa decisão foi tomada. Eu compartilharia dados e fatos que respaldam a decisão, ajudando a equipe a entender o contexto mais amplo.
Escolha do Local e Hora Adequados: Eu escolheria um ambiente que favoreça a abertura e o diálogo, como uma sala de reuniões tranquila ou um espaço colaborativo. O timing também é importante; garantir que a comunicação ocorra em um momento em que a equipe possa se concentrar e não esteja sob pressão de outras tarefas.
Responsabilidade da Liderança: Durante a reunião, eu me responsabilizaria pela comunicação, reforçando que a decisão foi tomada pela liderança, mas que os sentimentos e preocupações da equipe são válidos e importantes. Isso ajuda a construir confiança e a demonstrar que a liderança está comprometida com o bem-estar da equipe.
Resultados Esperados e Espaço para Dúvidas: Eu explicaria quais são os resultados esperados após a mudança e como isso pode impactar o time. Em seguida, abriria um espaço para que os membros da equipe pudessem fazer perguntas ou expressar suas preocupações, tanto individualmente quanto em grupo. Isso ajuda a validar seus sentimentos e a construir um ambiente de apoio.
Apoio Emocional: Após a comunicação, eu estaria disponível para conversas individuais com aqueles que se sentem mais afetados pela decisão. Oferecer apoio emocional e a oportunidade de discutir seus sentimentos em um espaço seguro pode ajudar a mitigar o impacto negativo da situação.
Acompanhamento: Finalmente, eu faria um acompanhamento com a equipe nas semanas seguintes para ver como todos estão lidando com as mudanças e se há mais dúvidas ou preocupações. Isso mostra que a liderança está atenta ao clima da equipe e disposta a continuar a comunicação.