1
resposta

[Resposta] Uso intensivo da computação

Como corredora, a primeira coisa que faço ao acordar é olhar meu relógio Garmin. Ele que me acorda. Checo minha pontuação de sono, minhas métricas de saúde, prontidão para treinar e até mesmo a previsão de temperatura, tudo num relatório diário que ele me passa. E isso acontece todas as manhãs. É interessante pensar como esse pequeno dispositivo une sensores, software, métricas, tela e capacidades de GPS tão poderosas, tudo no nosso pulso. A tecnologia está em todo lugar, mesmo que tentemos evitar, não seríamos capazes de fugir completamente.
Para minhas planilhas de corrida, faço uso do aplicativo Runna, que usa IA para gerar treinos de corrida personalizados para o usuário. O Runna é um ótimo exemplo de criatividade em software, ainda mais por utilizar IA generativa. O software, hoje mais do que nunca, com auxílio da IA, se torna mais inteligente e chega perto (e até ultrapassa) as habilidades humanas.

1 resposta

Oi, Julianna! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei da sua análise, importante quando você destaca como diferentes tecnologias se integram no seu dia a dia, desde sensores até IA generativa. Isso mostra bem como a computação vai além do código e está presente em sistemas completos que resolvem problemas reais.

Continue explorando essas conexões entre tecnologia e cotidiano, isso fortalece muito seu pensamento computacional. Dica: tente observar e listar os componentes (hardware, software, dados e algoritmos) de outras ferramentas que você usa, isso ajuda a entender melhor como cada parte contribui para a solução.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!