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resposta um pouco mais simples mais fiquei orgulhoso !

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var cores = ["red","orange","blue","pink","green"];
    var indice = 0;
    var raio = 10
function desenhaCirculo(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft; // aumentando o raio do circulo com o shift presionado 
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(evento.shiftKey ){

         raio =raio + 0

            if( raio <= 40){

                raio =raio + 10
            }
        }
        if(evento.altKey){

            raio = raio - 0
            if(raio > 10){
                raio = raio - 5

            }
        }



        pincel.fillStyle = cores[indice];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y); 

}

      tela.onclick = desenhaCirculo;

      function muda(){
        indice++
        if(indice >= cores.length){
            indice = 0
            console.log(indice);
        }


        return false
      }

      tela.oncontextmenu = muda;



</script>
1 resposta

Muito bomm