<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ["red","orange","blue","pink","green"];
var indice = 0;
var raio = 10
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft; // aumentando o raio do circulo com o shift presionado
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(evento.shiftKey ){
raio =raio + 0
if( raio <= 40){
raio =raio + 10
}
}
if(evento.altKey){
raio = raio - 0
if(raio > 10){
raio = raio - 5
}
}
pincel.fillStyle = cores[indice];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
function muda(){
indice++
if(indice >= cores.length){
indice = 0
console.log(indice);
}
return false
}
tela.oncontextmenu = muda;
</script>