Eu particularmente me distraio na hora dos estudos com redes sociais ou notificações por mensagem. Já teve algumas vezes em que eu ficava pensando muito no futuro e nas possibilidades, logo acabava me frustrando, me deixando pra baixo e receosa.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu particularmente me distraio na hora dos estudos com redes sociais ou notificações por mensagem. Já teve algumas vezes em que eu ficava pensando muito no futuro e nas possibilidades, logo acabava me frustrando, me deixando pra baixo e receosa.
Oi, Amanda!
Entendo perfeitamente suas dificuldades, e é ótimo que você esteja buscando formas de superar essas barreiras. Vamos por partes:
Distrações na internet e notificações: Uma dica prática é utilizar aplicativos ou extensões de navegador que bloqueiam temporariamente o acesso às redes sociais e outros sites que te distraem. Por exemplo, o "Forest" é um aplicativo que te ajuda a focar ao "plantar árvores" enquanto você estuda, e o "StayFocusd" é uma extensão para Chrome que limita o tempo que você pode gastar em sites específicos.
Pensamentos sobre o futuro e frustração: Isso é algo que muitos de nós enfrentamos. Uma técnica que pode ajudar é a prática da "atenção plena" ou "mindfulness". Tente reservar alguns minutos do seu dia para meditar ou simplesmente focar na sua respiração. Isso pode ajudar a trazer sua mente de volta ao presente e reduzir a ansiedade sobre o futuro.
Criação de um ambiente de estudo adequado: Certifique-se de que seu espaço de estudo é confortável e livre de distrações. Isso pode incluir organizar sua mesa, garantir uma boa iluminação e até mesmo usar fones de ouvido com ruído branco para bloquear sons externos.
Lembre-se, a chave é encontrar o que funciona melhor para você e ser gentil consigo mesma durante esse processo.
Espero ter ajudado e bons estudos!