Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Resposta] Mão na massa: criando conteúdo para um blog de alimentação saudável

Eu usaria um prompt bem claro, explicando o tema, o estilo do texto e o tipo de receita que eu quero receber.

Prompt:

Crie um post para um blog sobre alimentação saudável.

O texto deve mostrar que comer bem não precisa ser algo sem graça ou difícil. Quero um tom leve, simples e fácil de entender, como se fosse para pessoas que querem melhorar a alimentação no dia a dia, mas sem radicalismo.

Inclua uma introdução falando sobre a importância de fazer escolhas melhores na alimentação, mas sem passar a ideia de dieta restritiva. Depois, apresente três receitas saudáveis e práticas, sendo uma opção para café da manhã, uma para almoço e uma para lanche da tarde.

Para cada receita, informe o nome, os ingredientes principais e uma explicação simples de como preparar. Use uma linguagem natural, amigável e motivadora. Pode usar alguns emojis, mas sem exagerar.

Finalize o texto incentivando a pessoa a começar com pequenas mudanças na rotina alimentar.

1 resposta

Oi, Wendel. Tudo certo?

Seu prompt está bem elaborado para a tarefa proposta no curso sobre IA generativa. Você conseguiu definir claramente o tema, o tom do texto e a estrutura desejada, o que é fundamental para obter bons resultados com modelos de linguagem. Ao especificar a introdução focada na importância de escolhas alimentares sem trazer o conceito de dieta restritiva, você guia o modelo a trabalhar com uma abordagem mais convidativa e acessível.

A indicação de apresentar três receitas práticas para diferentes momentos do dia é uma forma eficaz de diversificar o conteúdo e torná-lo relevante para o público-alvo. Além disso, o pedido para utilizar uma linguagem natural e motivadora, com leve inserção de emojis, ajuda a construir uma conexão mais próxima com o leitor, sem perder a profissionalidade do texto.

Como sugestão para aprimorar ainda mais o prompt, você poderia incluir exemplos breves dos tipos de pratos ou ingredientes preferidos, para direcionar a criação das receitas. Isso pode evitar resultados genéricos e enriquecer o conteúdo final.

De que forma você imagina que o uso da inteligência artificial pode ajudar a personalizar conteúdos para diferentes públicos, como iniciantes e pessoas com mais experiência em alimentação saudável?

Parabéns pelo esforço e pelo bom direcionamento. Estamos à disposição para ajudar você sempre que precisar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!