1
resposta

Resposta incorreta e falta de informação no enunciado.

No enunciado, as regras que a liderança passou para o programador não citam o que acontece se o cliente tem exatamente 5000 milhas. Fala em "quantidade de milhas superior a 5000" e "inferior a 5000". Não fala "igual". Os clientes reclamam, mas qual é a regra?? Nem a resposta "correta" está incluindo os 5000. Quem tiver 5000 ficará sem desconto. Fora isso, a resposta também não é das melhores, pois somar 10 ou 20 ao valor da porcentagem não é a escolha mais prudente. Não sabemos em que momento esse código será executado, mas eu escolheria simplesmente substituir o número em vez de somar. É um risco desnecessário.

1 resposta

Olá, Giovanna!

Realmente, a atividade não determina explicitamente caso a quantidade de milhas for exatamente igual a 5.000.

Vamos relembrar as regras do negócio:

"[..] sua liderança explicou a regra de negócio utilizada para compras de pacotes de viagens com milhas:

  • Pessoas com uma quantidade de milhas inferior a 5.000 não recebem desconto.
  • Pessoas com uma quantidade de milhas igual ou superior a 30.000 recebem 20% de desconto.
  • Pessoas com uma quantidade de milhas superior a 5.000, mas inferior a 30.000, recebem 10% de desconto."

A não especificação pode ter sido proposital ou por esquecimento mesmo. Digo proposital e, embora não faça sentido, na vida real existem lideranças que fazem exatamente isso, seja por não conhecer direito as regras do negócio ou seja por mero desleixo. Assim, existem as pessoas que defendem fazer exatamente conforme o que foi pedido, e existem pessoas que questionam ou decidem elas mesmas o que fazer quando o cliente tiver exatamente 5.000 milhas.

Enfim, que bom que reparou e compartilhou sua dúvida! Agora esperemos algum monitor para saná-la rsrs