2
respostas

resposta - fichamento sobre minha rotina em java (NOTION)

Script: Estou estudando como personalizar minha rotina de estudos de progamação JAVA, e quero criar um fichamento para me ajudar melhor na organização das aulas.

• crie um modelo de avalização de estado que me faça entender qual é o meu modelo de aprendizado( teórico, prático, video aula) dentro no modelo 70-20-10.
  • crie um fichamento que contenha 5 estagios para melhor organização do estudos.
  • para cada estagio faça 3 perguntas de multipla escolha
  • O fichamento de ser conciso, claro e focado no passo a passo para melhor entindimento e aplicação de conceitos da linguagem JAVA.
  • ao final uma página contendo os resultados possíveis.

Notion:
Pronto — eu criei no seu Notion:

1. Um modelo de avaliação de estado para você identificar seu canal dominante (teórico / prático / vídeo-aula) e ajustar sua distribuição 70-20-10.
  2. Um fichamento com 5 estágios, cada um com 3 perguntas de múltipla escolha, focado em passo a passo para aplicar Java.
  3. Uma página separada com os resultados possíveis (perfis) e ajustes recomendados para a próxima sessão.

https://www.notion.so/Fichamento-Rotina-de-estudos-Java-70-20-10-28dadf875df54d4f921cbfa57c0afeba?source=copy_link

https://www.notion.so/Fichamento-Resultados-poss-veis-70-20-10-1845cd1e90e44798800e32a3aba1aa6d?source=copy_link

2 respostas

Olá, Leandro. Como vai?

Muito bacana a sua iniciativa de compartilhar o seu script e o resultado da sua organização no Notion aqui com a comunidade! A estrutura do seu prompt ficou excelente e demonstra um ótimo domínio da comunicação com a inteligência artificial. Você foi direto e claro ao definir o objetivo, o modelo de aprendizagem desejado, o formato de saída exato e as regras de construção do fichamento. Isso garante respostas muito mais úteis e precisas.

O modelo 70-20-10 é simplesmente perfeito para o estudo de linguagens de programação robustas como o Java. Para agregar ainda mais valor à sua rotina recém-criada, deixo uma sugestão prática de como você pode traduzir essa divisão percentual para o seu dia a dia como desenvolvedor:

• 70% Prática e Experiência: É o momento de abrir a sua IDE (como o IntelliJ ou Eclipse) e colocar a mão na massa. No Java, isso significa construir pequenos projetos, testar a sintaxe, instanciar classes, forçar erros de compilação propositalmente e debugar o código para ver como as coisas funcionam por baixo dos panos.
  • 20% Interação e Compartilhamento: É a troca de conhecimentos. Você já está fazendo isso maravilhosamente bem ao postar aqui no fórum! Outras formas incluem ler o código de outros alunos, discutir a resolução de um desafio ou pedir feedbacks sobre a lógica que você utilizou.
  • 10% Aprendizado Formal: É o consumo do conteúdo passivo, ou seja, assistir às videoaulas da plataforma, ler artigos, resumos e consultar a documentação oficial da linguagem para absorver a teoria de conceitos fundamentais, como a Orientação a Objetos.

O Notion é uma ferramenta fantástica para centralizar tudo isso, e o seu modelo de fichamento certamente ajudará a manter o seu foco e a medir a sua evolução aula após aula.

Espero que possa ter lhe ajudado!

Prezado Evandro Santana Amadio,

Agradeço por suas dicas, elas me ajuda a melhorar a dinâmica para minha jornada em programação, e falando de Java, linguagem fortemente tipada, e que não aceito erros, o compilador gritar se a tipagem diferente.

Sim, estou buscando melhorar com feedbacks e desafio de lógica em pequenos projetos, tem me ajuda fortemente.

Obrigado por seu apoio!