Olá Dev2, o cabeçalho Content-Type é utilizado para indicar o tipo de arquivo do recurso. E nesse caso que você mandou, ele indica para o client que deve ser interpretado um arquivo HTML com conjunto de caracteres UTF-8, e sim, os cabeçalhos podem ser definidos no HTML, como por exemplo o conjunto de caracteres UTF-8 pode ser declarado com a tag <meta charset="UTF-8">
.
E alguns browsers vão realizar o chamado "MIME Sniffing" em alguns casos e em outros não vão, isto é, necessariamente seguir o valor declarado por este cabeçalho. Nesse "MIME Sniffing" o browser também identifica o MIME TYPE do documento.
Esse MIME type é um mecanismo que diz ao client quais documentos estão sendo transmitidos... Sabe, a extensão de um nome de um arquivo não tem significado algum na web. À vista disso, é essencial que o servidor esteja configurado do jeito correto, para que o MIME-type certo seja passado para cada documento. E isso tudo por causa que os navegadores normalmente usam o MIME-type para definir qual ação usar como default para executar quando um recurso é obtido.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Referências: