Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Resposta] Desafio: Classificando desempenho acadêmico

Esse algoritmo pode ser escrito com uma sucessão de condições if/else (se isso, faça aquilo, se não, faça isso). Em linguagem natural:

  1. A nota média do aluno é recebida.
  2. Primeira condicional: essa nota é maior que 5,0?
    2.1 Se não, exiba "Você está reprovado"
    2.2 Se sim, siga para o próximo passo.
    2.3 OBSERVAÇÃO: nesse caso deve ser tratado o que se chama de edge case, pois se a nota média for IGUAL a 5,0 o aluno não estará reprovado. Se a nota for igual a 5,0 exiba "Você está de recuperação"
  3. Segunda condicional: essa nota é maior que 6,9?
    2.1 Se não, exiba "Você está de recuperação"
    2.2 Se sim, siga para o próximo passo.
  4. Exibir "Você foi aprovado!". OBSERVAÇÃO: aqui não precisamos de outra condicional pois automaticamente se a média é maior que 6,9 ele estará aprovado.
  5. O algoritmo será encerrado.
    Rascunho de um fluxograma condicional para demonstrar a lógica do algoritmo
1 resposta
solução!

Olá, Julianna! Como vai?

Parabéns pela resolução da atividade!

Você utilizou muito bem a estrutura condicional para verificar os diferentes intervalos de notas e ainda trouxe uma observação importante sobre o tratamento de edge cases, garantindo que situações específicas (como a nota exatamente igual a 5,0) sejam corretamente interpretadas.

Uma sugestão para o futuro seria simplificar ainda mais a lógica, agrupando condições em intervalos bem definidos (por exemplo: < 5, >= 5 e < 7, >= 7), o que deixaria o algoritmo mais direto e fácil de manter.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!