1
resposta

[Resposta] Desafio: Classificando desempenho acadêmico

Oi, pessoal!
Estou tentando montar o algoritmo em linguagem natural para esse exercício, mas ainda fico um pouco confuso com a ideia de “condições encadeadas”. Segui o exemplo, mas não sei se fiz certo. Ficou assim:

1. O sistema pede para o usuário informar a média final.

2. Depois que recebe a média, o sistema verifica:

• Se a média for menor que 5,0, ele mostra: “Você está reprovado.”
    • Senão, se a média for menor que 7,0, ele mostra: “Você está de recuperação.”
    • Senão, ele mostra: “Parabéns! Você foi aprovado.”

Mas ainda tenho algumas dúvidas:

• Essa lógica realmente garante que só uma mensagem sai?
  • A parte do “senão” sempre cobre automaticamente os valores maiores ou iguais a 7?
  • Eu preciso reforçar no texto que o sistema não deve verificar mais nada depois de entrar em um dos casos?

Se alguém puder dar uma luz ou dizer se esse formato está no caminho certo, agradeço!

1 resposta

Oi, Jemima! Tudo bem?

Você está no caminho certo com o seu algoritmo em linguagem natural! Vamos analisar suas dúvidas:

1. Essa lógica realmente garante que só uma mensagem sai?
    Sim, a lógica que você descreveu garante que apenas uma mensagem será exibida. Isso ocorre porque as condições são verificadas de forma sequencial e, assim que uma condição é verdadeira, o sistema executa a ação correspondente e ignora as demais.

2. A parte do “senão” sempre cobre automaticamente os valores maiores ou iguais a 7?
    Exatamente! O "senão" cobre todos os casos que não foram atendidos pelas condições anteriores. No seu algoritmo, isso significa que qualquer média que não seja menor que 5,0 ou entre 5,0 e 6,9 será automaticamente considerada como 7,0 ou mais, resultando na mensagem de aprovação.

3. Eu preciso reforçar no texto que o sistema não deve verificar mais nada depois de entrar em um dos casos?
    Não é necessário reforçar isso no texto do algoritmo, pois a estrutura de condições encadeadas já implica que, ao encontrar uma condição verdadeira, o sistema executa a ação correspondente e não verifica as condições seguintes.

Seu algoritmo está claro e segue bem a lógica proposta no exercício. Continue praticando, pois isso ajudará a consolidar seu entendimento sobre estruturas condicionais.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.