1
resposta

Resposta Desafio: Calculadora de despesas

Gente, estou tentando montar esse algoritmo em linguagem natural, mas ainda estou meio inseguro se estou indo no caminho certo. A ideia é somar várias despesas até o usuário digitar zero, mas eu fiquei travado na lógica de “como o sistema sabe que tem que continuar pedindo valores”.

Pensei algo mais ou menos assim, mas não tenho certeza:

1. O sistema pede para o usuário digitar uma despesa.
  2. O usuário digita um valor.
  3. Se o valor for diferente de zero, o sistema soma esse valor ao total e pede outro valor.
  4. Se o valor for zero, o sistema para e mostra o total gasto.

Mas eu não sei se isso está completo o suficiente para o exercício…
Alguém teria uma dica de como deixar mais claro em formato de algoritmo?
Tipo: como eu deixo explícito esse “loop” em linguagem natural sem parecer código?

1 resposta

Oii, Jemima.

O que você já estruturou está no caminho certo. A única coisa que falta é deixar claro que existe um processo que se repete enquanto a condição não é atendida. Em linguagem natural, você não precisa usar comandos de programação; basta descrever o comportamento do sistema passo a passo, mostrando que a ação se repete.

Por exemplo:

1. Comece definindo que o total gasto será inicialmente igual a zero.

2. Peça ao usuário que informe um valor de despesa.

3. Enquanto o valor informado não for zero, o sistema deve:

• somar esse valor ao total;
    • solicitar outro valor de despesa.
  4. Quando o usuário informar o valor zero, o sistema entende que não há mais despesas para registrar.

5. Então, apresente o total acumulado ao usuário.

Você vê que, mesmo sem escrever nenhum comando de programação, deixamos claro que há uma repetição: “enquanto o valor informado não for zero, faça…”.

É exatamente isso que caracteriza o loop em linguagem natural: descrever a condição que mantém o processo acontecendo e o que deve ser repetido dentro dela.

Espero ter te ajudado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!