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resposta

Resposta da atividade "como lidar com um colaborador insatisfeito"

Olha, eu nunca exerci um papel de liderança, então minha resposta é baseada em alguém sem experiência.

Entendi os pontos levantados na aula, e que também considero importantes, principalmente a questão de um diálogo aberto e de feedbacks constantes. No entanto, acho que a primeira coisa que eu faria se notasse um colaborador insatisfeito seria tentar verificar o que pode estar incomodando o colaborador. Para isso, eu tentaria observar com mais detalhes a rotina dele, de uma maneira discreta: como ele está executando as atividades, se ele demonstra ter alguma dificuldade operacional, se algum fator ambiental está incomodando (uma cadeira ruim, um computador muito lento, o sol que bate na tela e atrapalha), como está sendo o comportamento dele com os outros colaboradores. Acho que seria interessante essa investigação inicial antes de abordar o colaborador insatisfeito para já ter algumas ideias para apresentar a ele como solução e também saber direcionar a conversa.

O diálogo aberto, uma conversa franca, é muito importante, mas hoje em dia eu percebo que muitos estão na defensiva (pelo menos onde eu trabalho). A abordagem que eu percebo é o líder chegar perguntando "O que está acontecendo? Tem alguma coisa em que eu possa ajudar?". Sei que parece ser uma pergunta simples e que denota uma boa intenção, mas para algumas pessoas começar a abordagem desse jeito pode parecer meio intimidador, pode fazer a pessoa sentir que "entrou numa fria", ou até mesmo achar que esse tipo de pergunta é mais de praxe do que de fato uma preocupação do outro. Então por isso eu considero que uma observação inicial de como está sendo a rotina do colaborador seria importante, para o líder ter alguma noção, algum norte, para iniciar uma conversa que seja menos genérica e mais direto ao ponto.

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Olá, Matheus, tudo bem?

Você trouxe alguns pontos importantes. Um líder que tem a capacidade de analisar ao seu redor e compreender as necessidades dos seus funcionários, seguramente é um líder diferenciado. Essa atenção especial colocada por você é extremamente válida. Contudo, a conversa com o liderado deve existir para que ele exponha como está se sentindo e, a partir disso, sejam traçados planos para solucionar o problema. Pode ser que aconteça de a observação do líder ser tão assertiva que a conversa é muito mais diretiva e rapidamente solucionada, mas também pode acontecer de serem explorados pontos que não foram possíveis de se observar, por isso a importância do diálogo. Caso a abordagem tradicional de perguntar "tem algo que eu possa lhe ajudar?" não funcione no seu contexto, existem outras estratégias que podem ajudar, como marcar um café, fortalecer momentos em grupo, procurar ouvir as dores dos outros funcionários. Nesse momento é válido usar a criatividade para alcançar o liderado. De toda forma, essa atenção especial do líder em observar ao seu redor e conseguir perceber seus funcionários, é um grande diferencial.

Obrigada pela sua resposta, espero ter ajudado.

Te desejo um ótimo dia de estudos!