Olha, eu nunca exerci um papel de liderança, então minha resposta é baseada em alguém sem experiência.
Entendi os pontos levantados na aula, e que também considero importantes, principalmente a questão de um diálogo aberto e de feedbacks constantes. No entanto, acho que a primeira coisa que eu faria se notasse um colaborador insatisfeito seria tentar verificar o que pode estar incomodando o colaborador. Para isso, eu tentaria observar com mais detalhes a rotina dele, de uma maneira discreta: como ele está executando as atividades, se ele demonstra ter alguma dificuldade operacional, se algum fator ambiental está incomodando (uma cadeira ruim, um computador muito lento, o sol que bate na tela e atrapalha), como está sendo o comportamento dele com os outros colaboradores. Acho que seria interessante essa investigação inicial antes de abordar o colaborador insatisfeito para já ter algumas ideias para apresentar a ele como solução e também saber direcionar a conversa.
O diálogo aberto, uma conversa franca, é muito importante, mas hoje em dia eu percebo que muitos estão na defensiva (pelo menos onde eu trabalho). A abordagem que eu percebo é o líder chegar perguntando "O que está acontecendo? Tem alguma coisa em que eu possa ajudar?". Sei que parece ser uma pergunta simples e que denota uma boa intenção, mas para algumas pessoas começar a abordagem desse jeito pode parecer meio intimidador, pode fazer a pessoa sentir que "entrou numa fria", ou até mesmo achar que esse tipo de pergunta é mais de praxe do que de fato uma preocupação do outro. Então por isso eu considero que uma observação inicial de como está sendo a rotina do colaborador seria importante, para o líder ter alguma noção, algum norte, para iniciar uma conversa que seja menos genérica e mais direto ao ponto.