Não consigo pensar em uma habilidade fundamental a 5 anos atrés e que hoje não é mais.
A segunda pergunta é muito fácil de responder, como professor, a habilidade importante agora é dominar as ferramentas para lecionar de forma remota.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não consigo pensar em uma habilidade fundamental a 5 anos atrés e que hoje não é mais.
A segunda pergunta é muito fácil de responder, como professor, a habilidade importante agora é dominar as ferramentas para lecionar de forma remota.
Ótimo Paulo, a ideia to exercício é esse mesmo, refletir e agir. =)
Dominar as ferramentas necessárias para o aperfeiçoamento da minha ação profissional e satisfazer as necessidades do meu público alvo, reconhecendo as características individuais inerentes a cada pessoa.
RESPOSTA A PERGUNTA DO FÓRUM
Acho que não estou sabendo me morganizar nesse fó rum. Não sei se estou respondendo Paulo Wagner ou criando um tópico.
Está aí o exemplo de uma ferramenta que preciso dominar para dominar as demais ferramentas dos meus ambientes de trabalho.
Enfim, foi como resposta. kkkkk
UMA QUESTÃO SOLUCIONADA
Agora é descobrir como de fato o fórum da ALURA funciona.
Gustavo, você tem as duas opções: criar um novo tópico ou responder algum que já esteja aberto... Para este caso específico, acho mais interessante fazer como você e participar de um aberto, assim temos a chance de interagir.
Como respondi em outro tópico, uma habilidade que há 5 anos era fundamental, pelo menos pra mim, era a de dominar ferramentas gráficas como Corel Draw e Adobe Illustrator, mas hoje você resolve tudo online com o Canva, por exemplo. Ainda é preciso ter criatividade pra produzir coisas originais, mas você tem milhares de templates prontos de altíssima qualidade, tento no próprio Canva, como para comprar de outros usuários.
Dominar e ter o conhecimento necessário em minha área para assim agregar profissionalmente a empresa ao qual esteja lincado e também ao meu crescimento prórpio.