1
resposta

Resposta

Por favor me explica essa questão, pra ver se eu entendi certo, estou insegura, como se eu tivesse respondido no tato.
Só agora, depois de postar aqui no fórum é que vou dar uma olhada na resposta do professor, talvez encontre a resposta que estou querendo, mas na dúvida vou logo deixar aqui a pergunta.

contador = 0

while contador < 10:
  print(f"Contador atual: {contador}")
  contador += 1
1 resposta

Oi, Edineres, como vai?

Sua resposta está correta. No código original, o valor da variável contador nunca era alterado dentro do while, então a condição contador < 10 continuava sendo verdadeira para sempre, gerando um loop infinito.

No seu exemplo, você resolveu isso corretamente ao adicionar:

contador += 1

Assim, a cada repetição o contador aumenta até chegar em 10, momento em que o laço é encerrado.

Você conseguiu perceber como pequenas alterações dentro da estrutura de repetição mudam totalmente o comportamento do programa?

Parabéns pela iniciativa de trazer sua dúvida ao fórum e conferir se entendeu corretamente o exercício. Isso ajuda bastante no aprendizado. O fórum segue à disposição para suas próximas perguntas e compartilhamentos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!