Olá, Mel!
Que bom que você está buscando formas de conduzir a conversa com os clientes de forma mais personalizada e menos robótica. Isso certamente faz toda a diferença no atendimento e na qualidade da pesquisa.
Durante a conversa de entendimento de necessidade com o cliente, é importante fazer perguntas abertas, que permitam ao cliente se expressar e fornecer informações mais detalhadas. Algumas perguntas que você pode utilizar são:
- "Como você utiliza o produto/serviço atualmente?"
- "Quais são os principais desafios que você enfrenta ao utilizar o produto/serviço?"
- "Quais são os resultados que você espera alcançar com o produto/serviço?"
- "Qual é o seu objetivo principal ao adquirir o produto/serviço?"
- "Como você imagina que o produto/serviço pode ajudar a resolver seus problemas/desafios?"
Essas perguntas abertas permitem que o cliente se expresse livremente e forneça informações valiosas para você entender suas necessidades e oferecer soluções mais adequadas.
Além disso, é ótimo que você esteja atenta às objeções, reclamações e elogios do cliente, pois essas também são oportunidades para fazer perguntas mais específicas e aprofundar a conversa. Por exemplo, se o cliente faz uma objeção, você pode perguntar: "Qual é a sua maior preocupação em relação a isso?" ou "O que você gostaria que fosse diferente?".
Espero ter ajudado e bons estudos!