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Quais são as perguntas que você mais utiliza durante sua conversa de entendimento de necessidade com o cliente?

Olá, bom dia!

Eu trabalho como auxiliar de pesquisa e qualidade em uma concessionária, faço essas pesquisas via telefone. Já se tem um script pronto pra que eu direcione a conversa, porém, costumo desviar do modo robótico e procuro conduzir o diálogo para uma linha de troca com o cliente. Com as aulas na Alura, percebi que as perguntas acabam sendo mais diretas "fechadas". Consigo brechas quando o cliente faz objeções, reclamações e até mesmo elogios.

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Olá, Mel!

Que bom que você está buscando formas de conduzir a conversa com os clientes de forma mais personalizada e menos robótica. Isso certamente faz toda a diferença no atendimento e na qualidade da pesquisa.

Durante a conversa de entendimento de necessidade com o cliente, é importante fazer perguntas abertas, que permitam ao cliente se expressar e fornecer informações mais detalhadas. Algumas perguntas que você pode utilizar são:

  1. "Como você utiliza o produto/serviço atualmente?"
  2. "Quais são os principais desafios que você enfrenta ao utilizar o produto/serviço?"
  3. "Quais são os resultados que você espera alcançar com o produto/serviço?"
  4. "Qual é o seu objetivo principal ao adquirir o produto/serviço?"
  5. "Como você imagina que o produto/serviço pode ajudar a resolver seus problemas/desafios?"

Essas perguntas abertas permitem que o cliente se expresse livremente e forneça informações valiosas para você entender suas necessidades e oferecer soluções mais adequadas.

Além disso, é ótimo que você esteja atenta às objeções, reclamações e elogios do cliente, pois essas também são oportunidades para fazer perguntas mais específicas e aprofundar a conversa. Por exemplo, se o cliente faz uma objeção, você pode perguntar: "Qual é a sua maior preocupação em relação a isso?" ou "O que você gostaria que fosse diferente?".

Espero ter ajudado e bons estudos!