1
resposta

Resposta

Certamente! Aqui estão alguns exemplos de possíveis "usuários" em diferentes situações:

Um aplicativo de entrega de comida: Consumidores que fazem pedidos de comida; Entregadores que transportam as encomendas; Restaurantes que recebem e preparam os pedidos.

Um sistema de gerenciamento de projetos: Gerentes de projeto que definem tarefas e prazos; Membros da equipe que trabalham em tarefas específicas; Clientes que acompanham o progresso do projeto.

Um site de notícias: Leitores que acessam o conteúdo do site; Editores que publicam conteúdo; Anunciantes que exibem anúncios no site.

Um aplicativo de redes sociais: Usuários que criam e compartilham conteúdo; Amigos e seguidores que interagem com o conteúdo; Anunciantes que exibem anúncios para usuários específicos.

Um sistema de reservas de passagens aéreas: Viajantes que reservam voos e fazem check-in; Companhias aéreas que gerenciam voos e aviões; Agentes de viagens que reservam voos em nome de seus clientes.

1 resposta

Olá Scarlet, tudo bem?

Ótima explicação! Meus parabéns!

É isso ai! Na UX Design, o usuário ou a usuária abrange tudo e todos que utilizam algum tipo de produto ou serviço para solucionar um problema ou preencher uma necessidade. Vamos analisar também outros contextos, além dos já comentados, nos quais podemos encontrar diferentes grupos de usuários, por exemplo:

  • Empresas e negócios podem ser os usuários de um aplicativo de empregos para achar funcionários em potencial;
  • Animais de estimação podem ser os usuários do serviço de um Pet Shop;
  • A maior parte da população é usuária da rede de Internet.

É sempre bom fazermos vários exemplos e pensarmos em situações diferentes, pois assim conseguimos praticar cada vez mais nosso conhecimento =)

Até mais!!