1
resposta

Responsabilidades dos papéis no time Scrum

Olá. Foi colocado na aula 7 algumas responsabilidades dos papéis e me intrigou ver como responsabilidade do Product Owner a definição do critério de pronto e como responsabilidade do Scrum Master determinar a duração da sprint.

Não há nada estabelecido no Scrum Guide sobre quem deve determinar a duração da sprint, acredito que isso deve ser definido em colaboração com o cliente e de acordo com as estratégias da empresa.

Já em relação à definição do critério de pronto, ao contrário do que foi colocado na atividade 5: "Ao Dono do Produto é dada a responsabilidade de definir o Critério de Pronto caso não haja critério estabelecido na organização." o Scrum Guide diz o seguinte: "Se Pronto para um incremento não é uma convenção de desenvolvimento da organização, o Time de Desenvolvimento do Time Scrum deve definir uma definição de “pronto” apropriada para o produto."

1 resposta

Duvidei de você e me dei mal, fui procurar no Scrum Guide (em inglês).

If "Done" for an increment is not a convention of the development organization, the Development Team of the Scrum Team must define a definition of "Done" appropriate for the product.

Sinceramente, semana passada tive um caso desses e a responsabilidade do "Feito" foi passada para o PO. Não foi uma ação em conformidade com o Scrum Guide. Pq? No contexto o Development Team afirmou que a funcionalidade estava pronta, mas o PO percebeu que a funcionalidade tinha questões de usabilidade que não foram levadas em conta. Assim, numa decisão a opinião do PO foi levada em conta e não a do time de desenvolvimento.

O que fica dessa discussão é que a minha resposta numa prova de certificação estaria errada, achei bem claro isso no Scrum Guide.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software