Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Responsabilidade compartilhada

Quando o instrutor falou sobre a responsabilidade compartilhada no modelo SaaS, aparecia na tabela que os dados estavam sob a responsabilidade do provedor/fornecedor, e que eu não precisaria me preocupar com nada.

Mas essa informação está realmente correta? Pois até onde eu sei, os dados em si são sempre de responsabilidade do cliente, independente do modelo de serviço. O provedor pode até te oferecer mecanismos para proteger esses dados, mas quem é responsável por eles, no final das contas, é você.

1 resposta
solução!

Olá Thamyrs, tudo bem?

Obrigado por compartilhar sua pergunta conosco. Realmente, a responsabilidade compartilhada é um tema importante quando falamos sobre o modelo SaaS. É importante lembrar que, apesar de o provedor/fornecedor oferecer mecanismos para proteger os dados, a responsabilidade final é sempre do cliente.

No entanto, é importante ressaltar que existem diferentes níveis de responsabilidade compartilhada, dependendo do modelo de serviço adotado. No modelo SaaS, por exemplo, o provedor/fornecedor é responsável por garantir a segurança e a disponibilidade dos dados, enquanto o cliente é responsável por gerenciar o acesso e o uso desses dados.

Portanto, é importante que o cliente esteja ciente de suas responsabilidades e tome medidas para garantir a segurança de seus dados. Isso pode incluir a implementação de políticas de segurança, o uso de criptografia e a realização de backups regulares.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Se tiver mais alguma pergunta, não hesite em nos perguntar.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou,Thamyrs, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software