2
respostas

Respondi assim, é válido?

Declarei as variáveis x e y fora das funções e achei mais simples de visualizar a forma como fiz para a seleção de cores. Funcionou, mas gostaria de checar se o raciocínio esta correto. Compreendo que devemos buscar manter as funções sem números, pois caso os números sofram variações teremos que alterar as funções, no entanto para a resolução deste exercício achei mais simples o raciocínio.

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha && PodeDesenharNaArea(x, y)) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }


    function selecionaCor(evento) {

        x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if (x < 50 && y < 50) {
            corAtual = 'red';
        }

         else if (x < 100 && y < 50) {
            corAtual = 'green';
        }

         else if (x < 150 &&  y < 50) {
            corAtual = 'blue'; 
        }    

        return corAtual;      

    }

    function PodeDesenharNaArea(x, y) {

        if (x < 150 && y < 50) {
            return false; // Ou seja, nas areas informadas é falso.
        } else {
            return true; // Se não é falso, então é verdadeiro, e no verdadeiro não podera pintar.
        }

    }


    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    var x;
    var y;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores


    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = selecionaCor;


</script>
2 respostas
<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha && PodeDesenharNaArea(x, y)) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }


    function selecionaCor(evento) {

        x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if (x < 50 && y < 50) {
            corAtual = 'red';
        }

         else if (x < 100 && y < 50) {
            corAtual = 'green';
        }

         else if (x < 150 &&  y < 50) {
            corAtual = 'blue'; 
        }    

        return corAtual;      

    }

    function PodeDesenharNaArea(x, y) {

        if (x < 150 && y < 50) {
            return false; // Ou seja, nas areas informadas é falso.
        } else {
            return true; // Se não é falso, então é verdadeiro, e no verdadeiro não podera pintar.
        }

    }


    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    var x;
    var y;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores


    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = selecionaCor;


</script>

Lory, tudo bom?

A questão de colocar valores numéricos nas funções está relacionada a manutenção desse código. Valores como PI são constantes matemáticas conhecidas e não vão mudar. Daqui a duas semanas não vai aparecer alguém dizendo que o valor de PI agora é 5. Mas é sugerido manter isso na questão de valores que mudam. Pensando que um imposto 5 anos atrás era 3% e agora é 5% passar todo o código em busca disso vai ser trabalhoso e provavelmente vamos cometer um erro.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software