Declarei as variáveis x e y fora das funções e achei mais simples de visualizar a forma como fiz para a seleção de cores. Funcionou, mas gostaria de checar se o raciocínio esta correto. Compreendo que devemos buscar manter as funções sem números, pois caso os números sofram variações teremos que alterar as funções, no entanto para a resolução deste exercício achei mais simples o raciocínio.
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(desenha && PodeDesenharNaArea(x, y)) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function selecionaCor(evento) {
x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (x < 50 && y < 50) {
corAtual = 'red';
}
else if (x < 100 && y < 50) {
corAtual = 'green';
}
else if (x < 150 && y < 50) {
corAtual = 'blue';
}
return corAtual;
}
function PodeDesenharNaArea(x, y) {
if (x < 150 && y < 50) {
return false; // Ou seja, nas areas informadas é falso.
} else {
return true; // Se não é falso, então é verdadeiro, e no verdadeiro não podera pintar.
}
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
var x;
var y;
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
tela.onclick = selecionaCor;
</script>