1
resposta

Respondendo

Sim, porque muitas empresas acabam focando apenas no que já funciona e dá lucro no momento, deixando de investir em ideias novas por medo de riscos ou prejuízos. Muitas inovações, no início, podem parecer desnecessárias ou pouco lucrativas, mas com o tempo acabam transformando o mercado. Por isso, seguir somente os princípios tradicionais da boa gestão pode limitar a criatividade e dificultar o crescimento e a evolução da empresa no futuro.

1 resposta

Concordo com você. Acredito que, se não há riscos, não há crescimento.

Por um outro lado, também entendo o que as empresas pensam ao preferirem não inovar: a chance de dar errado existe e é real. Quando acontece, a firma fica no prejuízo. Mas, uma opinião pessoal minha sobre isso: mesmo que não dê para prever com 100% de certeza a eficácia de um projeto novo, se bem estudado e estruturado anteriormente por um time de pessoas que visam fazer dar certo, as chances de existirem erros são bem menores.

Puxando gancho neste tópico que você citou a respeito da liderança, eu já trabalhei em uma empresa cuja nem apresentação do Power Point eu podia modificar os slides, tinha que ser exatamente igual e padronizado todas as vezes. Fiquei um tempo neste trabalho até perder o interesse completamente e decidir mudar de carreira, quando vi que, na área que eu estava atuando, eu não encontraria um emprego em que posso arriscar a mudar um pouco, mesmo mantendo o foco total e a quelidade nas entregas. Isso realmente é desmotivador!