Qual melhor exercício para respiração? Já observei que em alguns momentos estico tanto a fala que fico sem ar.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Qual melhor exercício para respiração? Já observei que em alguns momentos estico tanto a fala que fico sem ar.
Olá Danilo, tudo bem?
A respiração é um elemento fundamental para uma boa oratória, então é ótimo que você esteja buscando exercícios para melhorá-la. Existem diversas técnicas que podem ajudar a controlar a respiração e evitar que você fique sem ar durante uma fala.
Uma técnica bastante utilizada é a respiração diafragmática, que consiste em respirar profundamente pelo nariz, levando o ar até o diafragma (músculo localizado abaixo dos pulmões) e expirar lentamente pela boca. Esse exercício ajuda a controlar a respiração e aumentar a capacidade pulmonar.
Outra técnica interessante é a respiração 4-7-8, que consiste em inspirar pelo nariz contando até 4, prender a respiração contando até 7 e expirar pela boca contando até 8. Esse exercício ajuda a relaxar e controlar a ansiedade, o que pode contribuir para uma fala mais tranquila e segura.
Lembre-se que a prática é fundamental para aprimorar a respiração e a oratória como um todo. Experimente essas técnicas e veja qual delas funciona melhor para você. E não se esqueça de praticar regularmente para obter melhores resultados.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Excelente!