1
resposta

Resolvido

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela(){

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 20;

    function atualizaTela(){

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, 20, 10);
        if(x<=600){
            x++;
        } else {
            x = 20;
        }

    }


    setInterval(atualizaTela, 1);



</script>
1 resposta

Olá Wesley! Tudo bem com você??

Muito bacana você ter conseguido!!

Você chegou a dar uma olhadinha na solução do professor e o resultado dela?

A bolinha bate na borda e retorna! Veja como ficou o código abaixo e compare com a sua solução:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 20;

    var sentido = 1;

    function atualizaTela() {

        limpaTela();

        if( x > 600) {
            sentido = -1;
        } else if (x < 0) {
            sentido = 1;
        } 

        desenhaCirculo(x, 20, 10);
        x = x + sentido;
    }

    setInterval(atualizaTela, 10);

</script>

Qualquer dúvida é só voltar aqui, tá bom?

Bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software