5
respostas

Resolvendo problemas no Yoast

Em todos os posts do meu blog o Yoast SEO aponta os seguintes problemas:

  • A palavra-chave em foco não aparece no primeiro parágrafo do texto. Certifique-se que o assunto seja identificado imediatamente.

  • O texto contém 42 palavras. Isso está muito abaixo do minimo recomendado de 300 palavras. Adicione mais conteúdo que seja relevante para o tópico.

Porém quase todo o conteúdo do meu blog são posts de tirinhas de humor e outras imagens. Os posts quase não tem textos.

Mesmo inserindo a transcrição abaixo das imagens (inclusive com a palavra-chave) não resolve esses problemas mostrados pelo Yoast.

Existe alguma solução para esse caso ou devo ignorar esses erros?

5 respostas

Oi, tudo bom?

Consegue me dar um exemplo da palavra chave que tem usado e do texto do post? Assim consigo te ajudar com a questão da palavra chave no primeiro parágrafo que ele acusa que não está aparecendo.

De qualquer maneira, não elve a quantidade de palavras a ferro e fogo. Se o seu conteúdo faz sentido mesmo ter 42 palavras, não precisa se encanar com isso. Não significa que você será penalizado. Mas pode significar que seu conteúdo não é tão profundo, como realmente uma tirinha não é :)

Apenas isso :)

Tudo bom, Adriano! E com você?

Um exemplo seria esse post:

https://vidadesuporte.com.br/suporte-a-serie/stay-hungry-stay-foolish/

A palavra-chave é: Stay Hungry Stay Foolish

Abaixo da tira, coloquei a transcrição (onde há a palavra-chave):

"Transcrição: Palestrante: Uma vez Steve Jobs disse… “Stay hungry stay foolish”. Palestrante: E esses são os conselhos que dou à vocês. O primeiro: Continuem famintos. E o segundo… Estagiário: É pra gente fazer dieta? Palestrante: Bom, acho que vocês não precisam do segundo conselho."

Mesmo assim o Yoast apresenta o problema de "A palavra-chave em foco não aparece no primeiro parágrafo do texto. Certifique-se que o assunto seja identificado imediatamente".

O problema só é resolvido se eu colocar a palavra-chave antes da tira. Mas aí o post fica sem sentido.

Opa,

Achei bem estranho e fiz um teste aqui no Yoast! do blog da Alura usando o mesmo conteúdo que você mandou e realmente deu o mesmo resultado que você teve.

Não sosseguei e fiz um outro teste. Tirei as aspas do "Stay hungry stay foolish" e ele pegou direitinho (no meu caso aqui precisei atualizar o post e recarregar a página para o alerta sumir).

Me parece que é um bug do Yoast! mesmo. O que acha de reportar direto no github deles? https://github.com/Yoast/wordpress-seo/issues

De qualquer forma, remover as aspas deveria resolver de uma forma paliativa, mas não sei se é a melhor saída para você.

O que acha? Espero ter podido ajudar :)

Oi Adriano.

Fiz o mesmo que você mas não adiantou. O mesmo acontece com outros posts.

O Yoast só considera o problema resolvido se eu inserir a palavra-chave antes tira.

Outro exemplo é o post de hoje:

https://vidadesuporte.com.br/suporte-a-serie/rack/

A palavra-chave é rack. Essa palavra-chave encontra-se no texto da transcrição (que coloquei dentro de uma DIV, teria algo a ver?) mas o Yoast ainda mostra o problema.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software