2
respostas

Resolvendo Problemas do docker no projeto

Olá, tudo bem?

Vi que tem vários tópicos explicando como resolver os problemas de Exceção que o Docker está retornando, então resolvi colocar todas aqui. 1- Verifique se o arquivo Docker-compose está como deveria (Eu usei a versão 8.0 do Mysql para meu projeto).

version: '3'

services:
  db:
    image: mysql:8.0
    ports:
      - '3306:3306'
    environment:
      MYSQL_DATABASE: 'todo_dev'
      MYSQL_USER: 'devops_dev' 
      MYSQL_PASSWORD: 'mestre'
      MYSQL_ROOT_PASSWORD: 'senha'
  web:
    image: aluracursos/django_todolist_image_build
    volumes:
      - ./env:/usr/src/app/to_do/.env
    ports:
      - '8000:8000'
    depends_on:
      - db

Fique atento em cada detalhe e espaço, especificamente na porta ports: - '3306:3306'. Se você está com seu serviço do Mysql ativo em sua máquina física, desative-o ou mude a porta.

2 - Verifique se o arquivo ".env" realmente está com o ponto "." seguido de "env", se não estiver, renomeie o mesmo.

3 - Certifique-se de que todas as propriedades do arquivo .env estão corretas (especialmente a porta, deve estar "3306"), segue o código:

[config]
# Secret configuration
SECRET_KEY = 'r*5ltfzw-61ksdm41fuul8+hxs$86yo9%k1%k=(!@=-wv4qtyv'

# conf
DEBUG=True

# Database
DB_NAME = "todo_dev"
DB_USER = "devops_dev"
DB_PASSWORD = "mestre"
DB_HOST = "db"
DB_PORT = "3306"

Após executar esses passos, pode continuar com o comandos:

Derrubar docker-compose down

Criar e Levantar Imagem docker-compose up --build Quando o docker finalizar, digite "Ctrl+C" no terminal para libera-lo.

Levantar sem prender o Terminal docker-compose up -d

Por fim, os comandos de migrações docker-compose run web python manage.py makemigrations Aguarde para executar o próximo. docker-compose run web python manage.py migrate

E para criarmos um usuário para essa aplicação, ainda no terminal, digite: docker-compose run web python manage.py createsuperuser

Abraço!

2 respostas

Obrigado pela iniciativa Diozefe.

A Alura precisa corrigir essa parte do curso, pois a configuração do docker-compose.yml que consta no projeto disponível para download não está compatível com o conteúdo da aula.

Abraço.

Pode me ajudar, ao rodar o migration estou tomando este erro eu consigo conectar no mysql normalmente com os dados do docker-compose :

[rcastro@homologacao-docker pipe]$ docker exec -it pipe_db_1 mysql -uroot -p Enter password: Welcome to the MySQL monitor. Commands end with ; or \g. Your MySQL connection id is 3 Server version: 5.7.36 MySQL Community Server (GPL)

Copyright (c) 2000, 2021, Oracle and/or its affiliates.

Oracle is a registered trademark of Oracle Corporation and/or its affiliates. Other names may be trademarks of their respective owners.

Type 'help;' or '\h' for help. Type '\c' to clear the current input statement.

mysql> show databases; +--------------------+ | Database | +--------------------+ | information_schema | | mysql | | performance_schema | | sys | | todo_dev | +--------------------+ 5 rows in set (0.00 sec)

mysql>

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade