1
resposta

resolvendo problema com o diagrama de pareto

Olá tudo tudo bem?

estou com um problema em meu trabalho e queria aplicar o diagrama de Pareto para resolver, nessa imagem podemos ver quais sao os pricipais processos e a nota que cada um deles junto tambem com a quantidade de ocorrencia... o objetivo é saber qual sao os processos mais siginificativo onde teria oportunidade de atuar para atingir os 100% o objetivo é atingir em 100% em todos os processos só que isso nao é possivel se eu focar em todos os processos, por isso gostaria de saber quais sao os processos que possuem maiores oprtunidades de ataque para atingir os 100% levando em conta a quantidade de ocorrencia que esta na coluna do meio.

em linhas gerais é, talvez atacaria o processo de consulta e problemas MP visto que possui a maior incidencia só que nao possui a menor nota, ou atacaria o processo de seguridade de cuenta que nao é o processo mais significativo, mas tem a menor nota

problemas signiuficativose possível gostaria que me explicassem em forma de gráfico tambem como posso resolver esse problema

1 resposta

Olá, Willian! Tudo bem sim, e com você?

Para aplicar o diagrama de Pareto iremos olhar a ocorrência destes processos e criar uma tabela com as frequências individuais (quantidade dividida pelo total) e as frequências acumuladas destas ocorrências:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Para melhor análise, podemos traçar um gráfico com as frequências individuais de ocorrência destes processos e a frequência acumulada:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Pelo Diagrama de Pareto, podemos ver que os processos "Consultas sobre MP" e "Mi Cuenta" juntos representam quase 70% das ocorrências, então são os dois processos que precisam ser atacados primariamente.

Analisando puramente para o Pareto, olhando para as ocorrências, o ideal realmente seria começar pelo processo "Consultas sobre MP", porém como no seu caso também há o fator da nota, você pode também utilizar outras ferramentas ou métodos que ponderem este fator e te tragam mais assertividade ao escolher qual processo atacar primeiro.

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Um abraço e bons estudos!! :)