Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Resolvendo de outra forma - dúvida!

Realizei as modificações propostas dentro da função lidaComMovimentoDoMouse (já existente) e não criei nenhuma nova função. Isso estaria correto?

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        y = evento.pageY - tela.offsetTop;

         if ((x<50)&&(y<50)) {

            corAtual="red";
        }

        if((x>50)&&(x<100)&&(y<50)) {

            corAtual="green";
        }

        else if((x>100)&&(x<150)&&(y<50)){

            corAtual="blue";
        }

           if(desenha) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);

       }

            else if(x<=150&&y<=50) {
                desenha=false;
            }
        }

    function habilitaDesenhar() {


        desenha = true; 
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }    

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;
    var x;
    var y;
    var corAtual = "blue";

    desenhaPaletaDeCores(); 

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

</script>
2 respostas
solução!

Olá, Cíntia! Tudo bem contigo?

Está correto sim!

O bacana da programação é chegar no mesmo resultado por diversos caminhos.

A diferença entre usar

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if ((x < 50) && (y < 50)) {

            corAtual = "red";
        }

        if ((x > 50) && (x < 100) && (y < 50)) {

            corAtual = "green";
        }

        else if ((x > 100) && (x < 150) && (y < 50)) {

            corAtual = "blue";
        }

        if (desenha) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);

        }

        else if (x <= 150 && y <= 50) {
            desenha = false;
        }
    }

Ou usar

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        // usando a nova função 
        if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

Vai depender de como estruturamos esse código.

O que podemos pensar é deixá-lo mais enxuto ou não (mas muitas vezes deixar enxuto pode ficar ilegível).

O bom é poder analisar esse mesmo código mais a frente e pode ter certeza que sempre vai ter o que melhorar.

Errado é o código que não roda rs...

Código que roda, sempre podemos melhorar!

Espero ter ajudado, Cíntia!

Um abraço e até mais!

Beleza, Cássio! Muito obrigada pela atenção e ajuda!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software