Na Tabela abaixo eu fiz no modo automático.
Na planilha abaixo eu fiz manualmente.
Na Tabela abaixo eu fiz no modo automático.
Na planilha abaixo eu fiz manualmente.
Oi, Paulo Cesar!
Parabéns por concluir essa etapa do curso. É excelente ver como você se dedicou a testar as duas formas de trabalho no Excel, a manual e a automática, para entender como o editor se comporta em cada situação.
Sua comparação demonstra um domínio muito bom sobre a estruturação de dados. Ao realizar o processo manualmente na primeira imagem e depois de forma automática, você consegue perceber claramente como o Excel pode poupar tempo e evitar erros de digitação. Na segunda imagem, nota-se que os valores de desconto e totais estão calculados com precisão, o que é fundamental para manter a saúde financeira de qualquer e-commerce, como o Meteora.
Pra elevar ainda mais o nível da sua planilha, vale notar um detalhe sobre a agilidade: agora que você viu a diferença entre o manual e o automático, o próximo passo é explorar as Tabelas Dinâmicas. Elas permitem que você obtenha esses mesmos totais e médias apenas arrastando campos, sem precisar escrever as fórmulas uma a uma. Você pode conferir mais detalhes sobre como organizar esses fluxos na documentação oficial sobre como criar tabelas dinâmicas.
Conseguiu perceber como a automação reduz drasticamente a chance de esquecer um centavo ou errar uma soma em listas com muitos produtos?