Olá, Lucas! Como vai?
Parabéns pela resolução da atividade!
Observei que você explorou o uso da biblioteca random para gerar números aleatórios, utilizou muito bem o controle de fluxo com condicionais para orientar o jogador e ainda compreendeu a importância da interação com o usuário para tornar o jogo mais dinâmico.
Uma dica interessante para o futuro é adicionar um limite de tentativas para aumentar o desafio do jogo. Assim:
def jogo():
computador = random.randint(1, 20)
tentativas = 0
pontos = 100
limite_tentativas = 5
while tentativas < limite_tentativas:
limpar_tela()
print("Jogo do Número Secreto")
print(f"Tentativas: {tentativas} | Pontos: {pontos}\n")
try:
jogador = int(input("Digite um número: "))
tentativas += 1
carregando("Pensando")
if jogador < computador:
pontos -= 10
print("Muito baixo! Tente novamente.")
input("\nENTER para continuar...")
elif jogador > computador:
pontos -= 10
print("Muito alto! Tente novamente.")
input("\nENTER para continuar...")
else:
print("Parabéns! Você acertou o número secreto!")
print(f"Tentativas: {tentativas}")
print(f"Pontuação final: {pontos}")
break
except ValueError:
print("Digite apenas números!")
input("\nPressione ENTER para continuar...")
carregando("continuando")
if tentativas == limite_tentativas and jogador != computador:
print("Você atingiu o limite de tentativas! O número secreto era:", computador)
Isso faz com que o jogo fique mais desafiador e incentive o jogador a pensar melhor em cada tentativa.
Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.
Abraço e bons estudos!
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