Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Resolução e tamanho da imagem

Boa noite! Então, assistindo as aulas, estou com algumas dúvidas, que são:

1 - Ao colocar uma imagem no Photoshop, tenho o seguinte aviso: O documento "pizza.jpeg" tem um perfil de cor incorporado que não corresponde a área de trabalho RBG atual. Qual das 3 opções é a correta?

A - Utilizar perfil incorporado B - Converter cores do documento para a área de trabalho C - Descartar o perfil incorporado

2 - Quando abro a imagem "pizza" e vou na opção "Imagem" e depois em "tamanho da imagem" percebo que está com 240 Pixels/polegada. Como será uma peça para a web, tenho a necessidade de mudar para 72 de resolução?

3 - Falando ainda sobre peça para web, como Facebook por exemplo, em uma das aulas foi citado que o tamanho seria 1000X1000. Então, caso eu vá em "novo arquivo" e crie um arquivo de 1000X1000 com 72 de resolução estaria correto? Pergunto uma vez que as imagens sendo utilizadas estão cada uma com uma resolução diferente, isso não interfere?

4 - Ainda sobre essa imagem da pizza, caso eu tivesse a necessidade de ter no tamanho de 600 largura X 300 de altura para por em um determinado site, caso eu coloque essas configurações em "imagem" - "tamanho da imagem" irá ficar distorcida, logo, coloquei apenas na largura os 600 para a imagem se adequar a altura correspondente. Então, para chegar no tamanho requisitado, caso eu apagasse o fundo, ficasse apenas com a imagem da pizza e depois fosse em "corte" e chegasse a 300 de altura como requisitado, estaria errado? Teria algum problema? (Essa imagem da pizza tem 240 de resolução, seria necessário por para 72 por ser site ou poderia manter assim?) Agora, caso eu tivesse a necessidade do fundo dessa imagem, existe algum meio de chegar nesse tamanho requisitado sem ficar distorcida a imagem?

Desde já agradeço a atenção.

4 respostas

Fala, Wendel

Tudo bem?

Vamos lá:

  1. Na verdade, a resposta correta para essa pergunta vai depender de você estar usando ou não um perfil de cores específico. No curso, não trabalhamos com nenhum em particular, de modo que você pode usar a opção B e padronizar o mesmo perfil em todos os documentos. Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse este tópico do nosso fórum.

  2. Necessidade no sentido de "obrigação" realmente não há. Porém, deixá-la com 72 PPI vai fazer com que o arquivo fique mais leve e, portanto, de carregamento mais rápido na web sem perder qualidade (considerando que o seu propósito e apenas visualizá-la no navegador e não imprimi-la). Essa é uma prática interessante porque mecanismos de busca como o Google tendem a priorizar documentos mais leves.

  3. Sim, 1000px x 1000px com 72 PPI está correto. O fato da imagem que vai entrar na arte estar com resolução diferente não é um problema, desde que não seja menor a ponto de ficar pixelada. Lembre-se: o arquivo de saída exportado ao final da criação (o JPEG ou PNG, por exemplo, que será carregado num site) terá a resolução do documento que você criou (ou seja, os 72 PPI) e não das imagens que por ventura forem inseridas nele. É interessante também trazer qualquer imagem para o Photoshop como um Smart Object, para que você possa trabalhá-la com mais liberdade, sem se preocupar com perda de resolução.

  4. No caso de um novo documento, recomendo criá-lo em File > New com as dimensões e resolução em questão, levar todo o conteúdo para este novo arquivo e reorganizá-lo de acordo. O menu Image Size sempre vai distorcer a arte, afinal esse comando atua sobre a imagem como um todo. Para que isso não aconteça seria necessário ir em Canva Size, que vai controlar a prancheta de trabalho. De qualquer maneira, acho mais fácil seguir a recomendação que dei anteriormente.

Espero ter ajudado! Se tiver mais dúvidas, fique à vontade.

Abraços

Boa noite professor! Primeiramente, muito obrigado, ajudou bastante! Agora, estou com mais algumas dúvidas.

Eu percebi que existe diferença caso você abra a imagem pelo "arquivo - abrir" e da forma de arrastar e jogar a imagem dentro do formato que irá já sair (no caso, 1366x768). Na segunda descrição, ficará como na imagem enviada. Minha dúvida é que eu não consigo entender o motivo de ter ido a imagem desta forma, uma vez que a imagem é 4000x1000, não deveria ter preenchido toda a prancheta?área de trabalho do photoshop, prancheta com 1368x766 e imagem com 4000x1000. Nesse caso apresentado, eu aumentei a imagem até preencher a prancheta, uma vez que a qualidade dela é boa, isso realmente poderia ser feito?

Ainda nessa imagem, fazendo diferente, eu primeiramente abri com "arquivo - abrir" e dei CTRL + C CTRL + V para o documento que eu tinha criado previamente nas configurações de 1366x766 e assim, realmente, a imagem ficou bem maior que a prancheta. Nesse caso, eu só posicionei de uma forma que quando fosse exportar, não cortasse nenhuma das pessoas na imagem. Esse método é o mais correto?

Por último, um detalhe, eu utilizando o CTRL + T, percebi que consigo dimensionar a imagem, pois quando vou nas pontas da imagem possuindo as setas, ela mostra quantos pixels tem de altura e largura. Eu posso me basear nesses números que aparecem e posso utilizar esse atalho para dimensionar a imagem?

solução!

Fala, Wendel

De nada!

Respondi esses seus outros questionamentos neste vídeo. Espero ter ajudado!

Abraços

Boa noite professor! Nossa, muito obrigado e desculpe pelo trabalho de ter que gravar um vídeo específico para as dúvidas.

Eu entendi o que o senhor disse sobre tamanho da imagem não ser o mais importante, estava dando essa ênfase uma vez que eu tinha que colocar 3 imagens do mesmo tamanho no site (era uma imagem e nela tinha 3 medalhas, recortei e coloquei no tamanho desejado) só que na página, cada uma ficou de um tamanho diferente e não sabia o que estava dando errado, mas agora com sua explicação, já sei.

Mais uma vez, agradeço novamente pela atenção e os esclarecimentos! Tenha um ótimo dia!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software