Gostaria de otimizar meu código substituindo o numero 4 no while e substituindo pelo valor do tamanho da lista, só que fixado, que não sofra alteração no seu valor depois de modificado. Como posso fazer isso ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gostaria de otimizar meu código substituindo o numero 4 no while e substituindo pelo valor do tamanho da lista, só que fixado, que não sofra alteração no seu valor depois de modificado. Como posso fazer isso ?
Olá Yuri, tudo bem?
Para substituir o número 4 no while pelo valor do tamanho da lista fixo, você pode usar uma variável para armazenar esse valor antes de entrar no loop. Veja como você pode fazer isso:
<meta charset="UTF-8">
<script>
let listalinguagens = ['JavaScript', 'C', 'C++', 'Kotlin', 'Python'];
let numeroDeElementos = parseInt(prompt('Insira o número de elementos que você vai adicionar'));
function AddMaisElementos() {
listalinguagens.push(prompt('Insira uma linguagem de programação'));
}
const tamanhoInicial = listalinguagens.length; // Armazena o tamanho inicial da lista
while (listalinguagens.length <= tamanhoInicial + numeroDeElementos) {
AddMaisElementos();
console.log(listalinguagens);
}
document.write(listalinguagens);
</script>
Neste código, a variável tamanhoInicial armazena o tamanho da lista listalinguagens antes de entrar no loop while. Isso garante que o valor do tamanho da lista permanecerá fixo durante a execução do loop, observe que é utilizado a const para, evitar alterações, após declarado o tamanho.
Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço e até mais!