1
resposta

Resolução do desafio Hora da prática

Questão 5. Crie um programa que solicite ao usuário a entrada de um número inteiro. Verifique se o número é par ou ímpar e exiba uma mensagem correspondente.

import java.util.Scanner;

public class PauOuImpar {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner teclado = new Scanner(System.in);

        int numero;
        System.out.println("Digite um número");
        numero = teclado.nextInt();

        if (numero % 2 == 0) {
            System.out.println("O número fornecido é par: " + numero);
        } else {
            System.out.println("O número fornecido é ímpar: " + numero);
        }
        teclado.close();
    }

}

Questão 6. Crie um programa que solicite ao usuário um número e calcule o fatorial desse número.

import java.util.Scanner;

public class Fatorial {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner teclado = new Scanner(System.in);

        System.out.println("Digite um número para saber o seu fatorial:");
        int numero = teclado.nextInt();

        long fatorial = 1;

        for (int i = 1; i <= numero; i++ ){
            fatorial *= i;
        }
        System.out.println("O fatorial de " + numero + " é " + fatorial);
        teclado.close();
    }
}
1 resposta

Boa tarde!

Achei muito legal. Tenho o habito de comentar linha a linha e por bloco, para não perder o raciocinio,

Esse código foi feito diferente do proposto no exercício e achei particularmente mais facil.

Veja e diga o que acha...

import java.util.Random;
// Importa a classe Random para gerar números aleatórios.

import java.util.Scanner;
// Importa a classe Scanner para capturar entrada do usuário.

public class ProjetoJogoDeAdvinhacao {
    // Declaração da classe principal.

    public static void main(String[] args) {
        // metodo principal onde a execução do programa começa.

        // Cria um objeto Scanner para capturar entrada do usuário.
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);

        // Cria um objeto Random para gerar o número aleatório.
        Random random = new Random();

        // Gera um número aleatório entre 0 e 99.
        int numeroAleatorio = random.nextInt(100);

        // Variável para contar o número de tentativas realizadas.
        int contadorDeTentativas = 0;

        // Exibe mensagem inicial do jogo.
        System.out.println("""
                ==================================================================================
                Bem-vindo ao Jogo de Adivinhação.
                ----------------------------------------------------------------------------------
                Tente adivinhar o número entre 0 e 99.
                Boa sorte!
                ==================================================================================
                """);

        // Início do loop que controla as tentativas.
        while (true) {
            // Solicita um número ao jogador.
            System.out.print("Digite sua tentativa: ");
            int tentativa = scanner.nextInt();

            // Incrementa o contador de tentativas.
            contadorDeTentativas++;

            // Verifica se o jogador acertou o número.
            if (tentativa == numeroAleatorio) {
                System.out.println("Parabéns, você acertou em " + contadorDeTentativas + " tentativas!");
                break; // Interrompe o loop ao acertar.
            } else if (tentativa < numeroAleatorio) {
                System.out.println("O número é maior. Tente novamente.");
            } else {
                System.out.println("O número é menor. Tente novamente.");
            }
        }

        // Fecha o Scanner para evitar vazamento de recursos.
        scanner.close();
    }
}