Documentação de Planejamento de Marketing - Banda (Fictícia) ㅤ
----------------------------------------------------------------------------------------/////----------------------------------------------------------------------------------------
◦ Nome: Down In the Abyss
Definição de Objetivos e Metas Principais
◦ Aumento de 15% nos lucros do grupo em relação aos últimos meses através da venda de ingressos online para shows, assim como de artigos de tipo merchandising comercializados através do e-commerce (discos de mídia física, camisetas e acessórios diversos) e da distribuição da música nas mais populares plataformas de streaming (Spotify, YouTube, Apple Music, Amazon Music e Soundcloud)
◦ Aumento de 20% no engajamento nas redes sociais da banda (Instagram e X)
Tempo necessário:
◦ O tempo estipulado para obter os retornos desejáveis ao grupo será de 4 meses.
Como tudo será mensurado?
◦ Faremos o uso de ferramentas como o Meta Ads e o X Business (Twitter Ads) afim de divulgar o trabalho da banda e obter melhores informações sobre o público-alvo nas redes sociais do grupo Meta e do X, o Google Analytics para coletar informações de utilidade mercadológica de quem acessa o site da banda e o Spotify Ad Analytics para mensurar a eficácia dos anúncios voltados especificamente à música na plataforma Spotify.
◦ Analisaremos o conteúdo das postagens das quais melhor repercutem nas principais redes sociais, observando tanto o número de curtidas quanto de comentários e/ou compartilhamentos, e também estaremos atentos em verificar quais dias e horários são mais benéficos para a publicação de novo conteúdo.
◦ Utilizaremos técnicas de benchmarking com o intuito de comparar o engajamento dos perfis da banda com os perfis de outras bandas que estão atingindo determinado nível de relevância.
Plano de conteúdo
◦ Os principais canais de comunicação da banda serão o Instagram e o YouTube, devido a tendência de obter resultados mais eficazes utilizando especificamente essas duas plataformas para a divulgação de conteúdo deste nicho, no caso, o do rock/metal.
◦ O conteúdo será publicado majoritariamente em formato de imagens, reels e stories no caso do Instagram, porém, também em vídeos e shorts no YouTube e em texto no X.
◦ Lives também serão feitas com certa regularidade no Instagram, fazendo com que a banda se comunique de maneira mais orgânica e interativa com seu público, fidelizando novos seguidores ao longo do prazo.
◦ Serão publicadas enquetes nas redes sociais para maior aproximação com os fãs, instigando-os a tirar dúvidas tanto sobre curiosidades a respeito do grupo e de seus integrantes mas também sobre o calendário de shows ou dos produtos comercializados via site, por exemplo.
◦ Faremos o uso da ferramenta de anúncios do Google com a intenção de proporcionar um melhor direcionamento para as pessoas que ainda não conhecem o trabalho da banda, investindo em anúncios encontrados via pesquisa rápida - tráfego pago.
◦ Palavras-chave: Rock; Metal; Heavy Metal; Metalcore; Alternative Metal; Djent; Música; Brasileiro; Independente;