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Resolução do Desafio: "Documentando seu primeiro planejamento"

Documentação de Planejamento de Marketing - Banda (Fictícia)

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◦ Nome: Down In the Abyss

Definição de Objetivos e Metas Principais

◦ Aumento de 15% nos lucros do grupo em relação aos últimos meses através da venda de ingressos online para shows, assim como de artigos de tipo merchandising comercializados através do e-commerce (discos de mídia física, camisetas e acessórios diversos) e da distribuição da música nas mais populares plataformas de streaming (Spotify, YouTube, Apple Music, Amazon Music e Soundcloud)

◦ Aumento de 20% no engajamento nas redes sociais da banda (Instagram e X)

Tempo necessário:

◦ O tempo estipulado para obter os retornos desejáveis ao grupo será de 4 meses.

Como tudo será mensurado?

◦ Faremos o uso de ferramentas como o Meta Ads e o X Business (Twitter Ads) afim de divulgar o trabalho da banda e obter melhores informações sobre o público-alvo nas redes sociais do grupo Meta e do X, o Google Analytics para coletar informações de utilidade mercadológica de quem acessa o site da banda e o Spotify Ad Analytics para mensurar a eficácia dos anúncios voltados especificamente à música na plataforma Spotify.

◦ Analisaremos o conteúdo das postagens das quais melhor repercutem nas principais redes sociais, observando tanto o número de curtidas quanto de comentários e/ou compartilhamentos, e também estaremos atentos em verificar quais dias e horários são mais benéficos para a publicação de novo conteúdo.

◦ Utilizaremos técnicas de benchmarking com o intuito de comparar o engajamento dos perfis da banda com os perfis de outras bandas que estão atingindo determinado nível de relevância.

Plano de conteúdo

◦ Os principais canais de comunicação da banda serão o Instagram e o YouTube, devido a tendência de obter resultados mais eficazes utilizando especificamente essas duas plataformas para a divulgação de conteúdo deste nicho, no caso, o do rock/metal.

◦ O conteúdo será publicado majoritariamente em formato de imagens, reels e stories no caso do Instagram, porém, também em vídeos e shorts no YouTube e em texto no X.

◦ Lives também serão feitas com certa regularidade no Instagram, fazendo com que a banda se comunique de maneira mais orgânica e interativa com seu público, fidelizando novos seguidores ao longo do prazo.

◦ Serão publicadas enquetes nas redes sociais para maior aproximação com os fãs, instigando-os a tirar dúvidas tanto sobre curiosidades a respeito do grupo e de seus integrantes mas também sobre o calendário de shows ou dos produtos comercializados via site, por exemplo.

◦ Faremos o uso da ferramenta de anúncios do Google com a intenção de proporcionar um melhor direcionamento para as pessoas que ainda não conhecem o trabalho da banda, investindo em anúncios encontrados via pesquisa rápida - tráfego pago.

◦ Palavras-chave: Rock; Metal; Heavy Metal; Metalcore; Alternative Metal; Djent; Música; Brasileiro; Independente;

1 resposta

Oi, Marcus! Como vai?

Agradeço por compartilhar sua resolução de planejamento com a comunidade Alura.

Seu documento está muito bem estruturado e completo! Gostei da forma como você definiu metas claras, ferramentas de mensuração e canais estratégicos para uma banda independente — o plano mostra consistência e conhecimento das melhores práticas do marketing digital.

Continue aplicando essas estratégias e adaptando conforme os dados forem aparecendo. A análise contínua vai te dar bons insights!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!