1
resposta

Resolução Desafio: Numero Aleatório

Crie um programa que simula um jogo de adivinhação, que deve gerar um número aleatório entre 0 e 100 e pedir para que o usuário tente adivinhar o número, em até 5 tentativas. A cada tentativa, o programa deve informar se o número digitado pelo usuário é maior ou menor do que o número gerado.

Dicas:

  • Para gerar um número aleatório em Java: new Random().nextInt(100);
  • Utilize o Scanner para obter os dados do usuário;
  • Utilize uma variável para contar as tentativas;
  • Utilize um loop para controlar as tentativas;
  • Utilize a instrução break; para interromper o loop.

**Resolução: **

public class JogoAdivinhacao {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner leitura = new Scanner (System.in);
        int numeroAleatorio = new Random().nextInt(101);
        int tentativas = 1;
        int palpite;

        while(tentativas <= 5){
            System.out.println("Tentativa " + tentativas + ": Digite um número de 0 a 100:");
            palpite = leitura.nextInt();

            if (palpite == numeroAleatorio) {
                System.out.println("Parabéns, você acertou!");
                break;
            } else if (palpite > numeroAleatorio) {
                System.out.println("Tente novamente, o número é menor!");
            } else {
                System.out.println("Tente novamente, o número é maior!");
            }

            tentativas++;

        }
        if (tentativas > 5){
            System.out.println("Suas tentativas acabaram! O numero era " + numeroAleatorio);
        }

        leitura.close();
    }
}
1 resposta

Olá Cristielle! Como vai?

O seu código parece estar bem estruturado e atende aos requisitos do desafio.

Mantenha esse ótimo ritmo e, sempre que surgir uma dúvida, sinta-se à vontade para perguntar.

Bons estudos!