Crie um programa que simula um jogo de adivinhação, que deve gerar um número aleatório entre 0 e 100 e pedir para que o usuário tente adivinhar o número, em até 5 tentativas. A cada tentativa, o programa deve informar se o número digitado pelo usuário é maior ou menor do que o número gerado.
Dicas:
- Para gerar um número aleatório em Java:
new Random().nextInt(100)
; - Utilize o Scanner para obter os dados do usuário;
- Utilize uma variável para contar as tentativas;
- Utilize um loop para controlar as tentativas;
- Utilize a instrução
break;
para interromper o loop.
**Resolução: **
public class JogoAdivinhacao {
public static void main(String[] args) {
Scanner leitura = new Scanner (System.in);
int numeroAleatorio = new Random().nextInt(101);
int tentativas = 1;
int palpite;
while(tentativas <= 5){
System.out.println("Tentativa " + tentativas + ": Digite um número de 0 a 100:");
palpite = leitura.nextInt();
if (palpite == numeroAleatorio) {
System.out.println("Parabéns, você acertou!");
break;
} else if (palpite > numeroAleatorio) {
System.out.println("Tente novamente, o número é menor!");
} else {
System.out.println("Tente novamente, o número é maior!");
}
tentativas++;
}
if (tentativas > 5){
System.out.println("Suas tentativas acabaram! O numero era " + numeroAleatorio);
}
leitura.close();
}
}