Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Resolução de imagem para outdoor

Olá, professor!

Tudo bem?

Fiquei com uma dúvida em relação à resolução: pelo que entendi, a arte é feita em um tamanho menor do que as dimensões do outdoor e a gráfica amplia a imagem na impressão.

Sendo assim, eu devo usar imagens com alta resolução (para não "pixelar" quando ampliadas), mas nas configurações do arquivo devo indicar que o mesmo vai ser salvo em 15 DPI?

2 respostas
solução!

Oi, Raquel

Tudo bem, e com você?

Então, você tem duas maneiras de preparar o arte para impressão de um outdoor:

  1. Nas dimensões reduzidas (48cm x 16cm), com resolução de 300 DPI. Esta é a técnica ideal porque o arquivo de trabalho não demanda tanto processamento do computador. Alguns softwares, inclusive, como no caso do Adobe Illustrator, nem conseguem criar pranchetas de trabalho com as dimensões reais de um outdoor. Utiliza-se aqui uma resolução alta porque o documento será bastante ampliado (em 18,75 vezes, para ser exato) e os 300 DPI serão transformados em 16 DPI (que podemos arredondar para 15).

  2. Nas dimensões reais (900cm x 300cm), com resolução de 15 DPI. Esse procedimento já gera um documento com o tamanho real de produção. Como não haverá redimensionamento (como acontece no exemplo anterior), já definimos a resolução do arquivo de trabalho como a mesma resolução final de saída, que é de 15 DPI.

Em ambos os casos, você deve utilizar imagens com resolução que faça sentido nas dimensões do seu documento. Na primeira técnica, portanto, as imagens devem ter ao menos 300 DPI. Já na segunda, elas precisam de 15 DPI.

Espero ter ajudado!

Abraços

Entendi!

Muito obrigada pela ótima explicação, professor Felipe!

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software