Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Resolução de Atividades -

1 - Imprima a frase: Python na Escola de Programação da Alura.

Python:

print ("Python na Escola de Programação da Alura");

2 - Imprima a frase: Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos em que nome e idade precisam ser valores armazenados em variáveis.

Python:

nome = "Victor";
idade = 20;

print (f"Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos");

3 - Imprima a palavra: ‘ALURA’ de modo que cada letra fique em uma linha, como mostrado a seguir:

Python:

print (f"A \nL \nU \nR \nA\n");

4 - Imprima a frase: O valor arredondado de pi é: {pi_arredondado} em que o valor de pi precisa ser armazenado em uma variável e arredondado para apenas duas casas decimais. Para facilitar, utilize:

Python:

pi_arredondado = 3.14159;

print (f"O valor arredondado de pi é: {pi_arredondado}");

Dúvida: Eu tenho o costume de usar aspas duplas (""), e o professor Guilherme, no vídeo 3, disse que o time é quem escolhe o padrão, mas a professora Lais disse que é uma convenção usar as aspas simples (''), qual devo usar?

1 resposta
solução!

Oi, Victor! Como vai?

Você conseguiu aplicar bem a função print() e o uso de f-strings, principalmente ao trabalhar com variáveis e quebra de linha usando \n, o que mostra uma boa compreensão da manipulação de strings em Python.

Sobre a dúvida das aspas, em Python aspas simples (') e aspas duplas (") funcionam exatamente da mesma forma, e o mais importante e manter consistência no padrão do time ou do projeto.

Uma dica interessante para o futuro e usar o método upper() para padronizar textos em maiúsculas quando necessário. Veja este exemplo:

nome = "alura"
print(nome.upper())

Esse código transforma todo o texto da variável em letras maiúsculas, o que pode ajudar na exibição ou comparação de strings.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!