1
resposta

Resolução de Atividades - 10 Faça como eu fiz: juntando listas de produtos

def concatenador_de_listas (lista_produtos, lista_precos):

lista_final = []
    i = 0

for produto in lista_produtos:

lista_final.append ({"produto": produto, "preco": float(lista_precos[i])})
        i += 1

return lista_final

def exibir_lista (lista_final):

for item in lista_final: 
        print (f"{item["produto"]} = R${item["preco"]}\n")

lista_produtos = input ("Digite os produtos da lista, separados por vírgula (,): ").split (", ")
lista_precos = input ("Digite os preços de cada produto da lista, seguindo o mesmo modelo anterios -- separando por vírgulas: ").split (", ")

try:
    lista_precos_convertida = list (map (float, lista_precos))
    lista_final = concatenador_de_listas (lista_produtos, lista_precos_convertida)
    exibir_lista (lista_final)

except ValueError:

print ("Ocorreu um erro. Digite somente números no campo de preços.")

Nota: Essa resolução eu fiquei orgulhoso. Eu lembrei do curso de Python sobre os dicionários, e como a saída usava a impressão de duas listas em uma, achei por bem fazer através deles. Demorei quase 1h para fazer esse exercício, mas valeu a pena (não conhecia o método Zip() nem o Split() do gabarito). Tõ feliz =)

1 resposta

Fala, Victor!

Vou deixar a formalidade um pouco de lado e te parabenizar de maneira muito particular...

Lembro de quando eu estava aprendendo Python (não foi na era dos GPTs) e eu decidia codar as atividades sem pesquisar por nada — eram só a minha mente e eu.

A única coisa que eu carregava eram os tópicos e conceitos que tinha aprendido nas aulas, e por isso, às vezes eu demorava de 40 a 60 minutos em algoritmos mais complexos.

Mas no final, eu ficava mega feliz, porque nesses minutos eu treinei o raciocínio do meu cérebro ao máximo. Minha lógica se dobrava e desdobrava pra resolver aquilo na unha, sem intermediários.

Sei bem a sensação que você sentiu, continua assim, isso vai render muitos frutos bons na sua jornada profissional.

De alguém que acredita no seu potencial, um super abraço!

Conte conosco...

Daniel Nogueira