Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Resolução de Atividades - 10 Faça como eu fiz: juntando listas de produtos

def concatenador_de_listas (lista_produtos, lista_precos):

lista_final = []
    i = 0

for produto in lista_produtos:

lista_final.append ({"produto": produto, "preco": float(lista_precos[i])})
        i += 1

return lista_final

def exibir_lista (lista_final):

for item in lista_final: 
        print (f"{item["produto"]} = R${item["preco"]}\n")

lista_produtos = input ("Digite os produtos da lista, separados por vírgula (,): ").split (", ")
lista_precos = input ("Digite os preços de cada produto da lista, seguindo o mesmo modelo anterios -- separando por vírgulas: ").split (", ")

try:
    lista_precos_convertida = list (map (float, lista_precos))
    lista_final = concatenador_de_listas (lista_produtos, lista_precos_convertida)
    exibir_lista (lista_final)

except ValueError:

print ("Ocorreu um erro. Digite somente números no campo de preços.")

Nota: Essa resolução eu fiquei orgulhoso. Eu lembrei do curso de Python sobre os dicionários, e como a saída usava a impressão de duas listas em uma, achei por bem fazer através deles. Demorei quase 1h para fazer esse exercício, mas valeu a pena (não conhecia o método Zip() nem o Split() do gabarito). Tõ feliz =)

2 respostas
solução!

Fala, Victor!

Vou deixar a formalidade um pouco de lado e te parabenizar de maneira muito particular...

Lembro de quando eu estava aprendendo Python (não foi na era dos GPTs) e eu decidia codar as atividades sem pesquisar por nada — eram só a minha mente e eu.

A única coisa que eu carregava eram os tópicos e conceitos que tinha aprendido nas aulas, e por isso, às vezes eu demorava de 40 a 60 minutos em algoritmos mais complexos.

Mas no final, eu ficava mega feliz, porque nesses minutos eu treinei o raciocínio do meu cérebro ao máximo. Minha lógica se dobrava e desdobrava pra resolver aquilo na unha, sem intermediários.

Sei bem a sensação que você sentiu, continua assim, isso vai render muitos frutos bons na sua jornada profissional.

De alguém que acredita no seu potencial, um super abraço!

Conte conosco...

Daniel Nogueira

Muito obrigado pelas palavras, eu tento ao máximo evitar usar as inteligências artificiais porque esse é o momento de errar, de treinar, progredir. É exaustivo, mas no final a recompensa sempre vem. Valeu pelo carinho S2