Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?
R: a tecnologia se faz muito presente na vida de todo o ser humano. Hoje, graças à tecnologia, podemos enviar nossos projetos acadêmicos diretamente aos professores, podemos pesquisar informações em várias plataformas online, as planilhas e o Word permitem que o trabalho seja mais ágil e menos custoso (por exemplo, gasto com papel, carta, tinta), o despertador que nos acorda de manhã é um software.
Então eu vejo um impacto fundamental. Mesmo que o ser humano tenha vivido -- e consiga viver --, sem a tecnologia, os avanços que ela trouxe são imensos e incalculáveis.
Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade ?
R: todas as situações envolvem criatividade. Quando você cria um software, ele tem um objetivo. Ele foi formado para solucionar um problema computacional. Toda solução envolve criatividade da parte do solucionador, seja uma ideia simples, ou um sistema complexo. Então ter criatividade é a chave para avançar nessa área. Mas vale ressaltar que criatividade não é somente inventar uma música do zero. Melhorar um produto também é ser criativo. Muitas vezes pensamos que criatividade envolve só trazer o novo inédito, mas existe o novo também em atualizar o velho. Nem todo software é tão perfeito que não sofreu melhorias.
Portanto, é preciso ter criatividade, mas todos nós temos um lado artístico. A diferença é descobrir o seu forte e seguir fundo no seu dom. Essa é a minha reflexão