1
resposta

Resolução de Atividades - "05 Criatividade"

O problema do Júlio é a rotina. Ele julga que todos os dias são iguais. A solução seria trazer mudanças no dia a dia dele para gerar um sentimento de novidade. Algo que ele poderia fazer é planejar alguma atividade nova antes de ir ao trabalho, ou depois dele.

Outro ponto importante seria utilizar as pausas do almoço para descansar e deixar a mente pensar. O chamado "ócio criativo". Fazer caminhada nesses horários para espairecer o cérebro ajuda a sair da rotina.

Por último, deixo o conselho para o Júlio mudar de rotas ao ir ao trabalho, se possível. Digo por experiência. Ao invés de pegar tal linha do metrô, tenta outro caminho, outra rota. Isso gera mudança. Para inspiração, eu compartilho esse poema:

Mude

"Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. Mude de caminho, ande por outras ruas, observando os lugares por onde você passa. Veja o mundo de outras perspectivas. Descubra novos horizontes.

Não faça do hábito um estilo de vida.

Ame a novidade. Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor. Busque novos amigos, tente novos amores. Faça novas relações. Experimente a gostosura da surpresa. Troque esse monte de medo por um pouco de vida. Ame muito, cada vez mais, e de modos diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de malas, de atitude.

Mude. Dê uma chance ao inesperado. Abrace a gostosura da Surpresa.

Sonhe só o sonho certo e realize-o todo dia.

Lembre-se de que a Vida é uma só, e decida-se por arrumar um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais prazeroso, mais digno, mais humano. Abra seu coração de dentro para fora.

Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.

Exagere na criatividade. E aproveite para fazer uma viagem longa, se possível sem destino. Experimente coisas diferentes, troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez. Você conhecerá coisas melhores e coisas piores, mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, a energia, o entusiasmo.

Só o que está morto não muda!"

Edson Marques

1 resposta

Oi, Victor! Tudo bem?

Você fez uma ótima análise quando você comentou sobre o "ócio criativo" e a importância de pequenas mudanças na rotina como forma de estimular a criatividade. O poema que trouxe conecta bem com a proposta da atividade e enriquece o conteúdo!

Para praticar, que tal aplicar esse conceito criando um pequeno desafio semanal de mudança? Pode ser algo simples como trocar o ambiente de trabalho por um dia ou experimentar um novo hobby, e depois anotar o impacto disso na sua produtividade e criatividade.

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!