Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Resolução de Atividades - 05 Buscando sinergia

O exercício consiste em você identificar uma situação na qual gostaria de ter mais trabalho em equipe e sinergia.

Acredito que seja nos grupos de trabalho da faculdade, onde indiretamente me colocam como líder do grupo. Eu tento ao máximo ser justo e delegar as tarefas entre os componentes, mas acaba sobrecarregando algumas pessoas porque alguém deixou de fazer a sua parte ou entregou em cima da hora. Para mim, a sinergia poderia ajduar ao grupo trabalhar mais em equipe. Terem mais empatia.

Que condições seriam necessárias para haver sinergia?

Eu vejo que seria se todos estivessem dispostos a fazer o combinado. Então acaba por depender mais das pessoas do que de mim.

O que você pode fazer para criar estas condições?

Eu penso que posso usar o item *4 - Tenha Objetivos Bem Definidos* e o *1 - Reconhecer o Talento das Pessoas*. Penso também que posso estipular prazos mais flexíveis, para evitar que os atrasos de um afetem os outros participantes, Mitigar as consequências eu creio.
2 respostas
solução!

Olá, Victor. Tudo certo?

Você trouxe uma reflexão importante sobre o desafios. Realmente, a sinergia depende muito da colaboração consciente de todos, mas há estratégias que o líder pode adotar para facilitar esse processo. Seu pensamento em utilizar objetivos bem definidos é essencial, pois quando todos entendem claramente o propósito comum, fica mais fácil alinhar esforços. Além disso, reconhecer o talento dos integrantes pode aumentar a motivação e o comprometimento, reforçando um ambiente de respeito e valorização mútua.

A ideia de estipular prazos mais flexíveis para que os atrasos não prejudiquem o grupo também é válida, pois mostra um cuidado com o equilíbrio da equipe, sem deixar de cobrar responsabilidades. Um exemplo prático seria combinar reuniões periódicas para checar o andamento das tarefas, promovendo maior transparência e ajustes antecipados.

Considerando tudo isso, você acredita que estabelecer acordos claros entre todos os membros sobre compromissos e consequências poderia também contribuir para criar um ambiente mais colaborativo?

Parabéns pelo seu empenho em entender como criar sinergia, o fórum está à disposição para apoiar você.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Eu vejo que sim. Acordos nesses casos são essenciais ao meu ver, pois leva em consideração todos os lados da equação, se talvez vai ficar muito apertado para alguém.