2
respostas

Resolução da Hora da prática + dúvida

Olá! 

Estou iniciando o estudo de programação. Estou apreciando bastante.
Segue os prints dos exercícios da "Hora da prática" .

A dúvida é referente a mudança de cor como no exemplo da palavra Mirla que apresentou duas letras cor de rosa. Se for possível e explicar como alterar a cor eu agradeço.
!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade 9fb3a0bb220f.png)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá, Fabiana. Como vai?

É muito bom ver o seu entusiasmo ao iniciar no mundo da programação! Pelos seus prints, você já dominou bem o uso do comando print() e o parâmetro sep para organizar a saída dos dados.

Sobre a sua dúvida em relação às cores: o que você observou no nome "Mirla" (ou em partes do seu próprio código, como o laranja em 'Escola de Dados da Alura!') chama-se Syntax Highlighting (Realce de Sintaxe).

Por que as cores mudam?
O Google Colab utiliza essas cores para nos ajudar a ler o código mais rápido. Elas não são "impressas" coloridas no resultado final, elas servem apenas para o programador identificar o que é cada coisa enquanto escreve:

• Texto (Strings): Geralmente aparecem em laranja ou rosa (como o conteúdo dentro das aspas).
  • Números: Costumam aparecer em verde ou azul claro.
  • Funções (como o print): Aparecem em uma cor distinta para indicar que são comandos do sistema.

Como alterar a cor do resultado (Saída)?
Se a sua intenção for fazer com que o texto apareça colorido na parte de baixo (na saída do console), você pode usar códigos especiais chamados ANSI Escape Codes. Veja um exemplo prático para testar no seu Colab:

# O código \033[35m define a cor para magenta/rosa
# O código \033[0m reseta a cor para o padrão
print('\033[35mEste texto sairá colorido!\033[0m')

No exemplo acima, o número 35 representa a cor rosa/magenta. Você pode experimentar trocar por 31 (vermelho), 32 (verde) ou 34 (azul).

Continue praticando os exercícios da "Hora da Prática", você está no caminho certo!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Olá Evandro!
Muito obrigada pelas informações.

Segue o print com o aprendizado. O que eu entendi é q o código ( \033...\033..') altera cores ...
Evandro, pq nós devemos dar o comando fechando a frase com o comando 033 no final?
Muito obrigada!!!
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade