Olá, pessoal! Compartilhando como foi a minha experiência na resolução deste "Mão na massa".
Utilizei a IA para me auxiliar nas etapas propostas e o processo fluiu super bem:
Análise dos Dados:
Fiz o upload do arquivo Média de notas Alura IA.csv e pedi para o modelo analisar a estrutura. Ele identificou rapidamente que havia dados de 20 alunos com notas nas provas de 1 a 4, mas que a coluna "Nota final" estava vazia. Um ponto interessante foi que a IA detectou e limpou 979 linhas nulas (sujeira) que vieram no final do arquivo exportado.Cálculo das Médias:
Pedi para calcular a média aritmética das quatro provas para cada aluno. O modelo fez o cálculo e me devolveu os dados prontos, arredondando os resultados para duas casas decimais (o Marcelo Barbosa fechou com 7.80, a Bruna Oliveira com 7.25, e assim por diante).Geração do Gráfico:
Para a parte visual, pedi as instruções de como montar o painel no Google Sheets. Em vez de usar um gráfico de dispersão, optei por gerar um gráfico de barras horizontais. Como os nomes dos alunos são compostos e longos, essa escolha de design evitou que os textos ficassem espremidos no eixo, facilitando muito a leitura. Também ativei os rótulos de dados para mostrar a nota exata na ponta de cada barra.
Deixo em anexo o print de como ficou o meu resultado final no Sheets. Achei um ótimo exercício prático para ver como a IA agiliza essa limpeza inicial e a estruturação de relatórios!